Claudio Schapochnik   |   24/06/2009 09:16

Primeiro hotel sustentável do País fica na Bahia

Lençóis, município considerado o coração da Chapada Diamantina, na Bahia, e um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, tem o primeiro hotel sustentável do País, o Canto das Águas

Lençóis, município considerado o coração da Chapada Diamantina, na Bahia, e um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, tem o primeiro hotel sustentável do País, o Canto das Águas. O estabelecimento adquiriu o certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A informação é da Agência Sebrae.

“O perfil do consumidor mudou. Eles estão mais exigentes com relação às questões sociais e ambientais. Então, esse certificado nos fornece maior credibilidade frente aos nossos clientes. Esperamos também que esse título funcione como um motivador para que outros empresários desenvolvam boas práticas em seus estabelecimentos”, afirma o proprietário do hotel, Carlos Armiato.

Foram dois anos de consultoria, iniciada pela área de certificação do Instituto de Hospitalidade, por meio do programa Bem Receber, que conta ainda com a parceria do Sebrae e do Ministério do Turismo.

De acordo com o chefe da secretaria do Comitê Brasileiro de Turismo da ABNT, Tiago Valois, a proposta do programa é profissionalizar as práticas sustentáveis no setor de turismo, a partir dos referenciais de segurança da associação. “As consultorias consistem na elaboração de um diagnóstico e na verificação das condições de sustentabililidade do estabelecimento. No caso do Canto das Águas, eles atendiam à maioria das exigências da ABNT, mas faltavam apenas alguns ajustes”, explica Valois.

Além do hotel Canto das Águas, a ABNT espera certificar outros 249 meios de hospedagem, em todo o Brasil, que estão em processo de avaliação. Outras informações sobre a certificação podem ser adquiridas no site do programa Bem Receber – www.bemreceber.org.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados