Copa: maior parte de turistas planejou viagem via web
Segundo estudo feito pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a maioria dos visitantes que vieram ao Brasil na Copa do Mundo (67,6%), pesquisaram sobre hospedagem, restaurantes, destinos turísticos, entre outras informações na internet.
Estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado hoje, aponta que a maioria dos visitantes que veio ao Brasil para a Copa do Mundo (67,6%) pesquisou sobre hospedagem, restaurantes, destinos turísticos, entre outras informações, na internet.
O dado revela aumento considerável em relação a anos anteriores. Em 2009, apenas 19,9% recorriam à web para este fim. Três anos depois, este número saltou para 33,6%. Durante a Copa, a internet passou a ser utilizada em todas as fases da viagem.
O estudo avalia que o aumento se deve à expansão da internet nos últimos anos, bem como ao aumento da confiança em relação às informações publicadas na rede. Os blogs, fóruns e portais se segmentaram, de modo que o viajante pode receber notícias e avaliações, de um determinado destino, em tempo real. Além disso, o perfil jovem e a alta escolaridade do estrangeiro que visitou o país também servem para explicar o aumento da importância da internet. “O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade: ensino superior completo (48,3%) ou pós- graduação (33,3%)”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes.
O dado revela aumento considerável em relação a anos anteriores. Em 2009, apenas 19,9% recorriam à web para este fim. Três anos depois, este número saltou para 33,6%. Durante a Copa, a internet passou a ser utilizada em todas as fases da viagem.
O estudo avalia que o aumento se deve à expansão da internet nos últimos anos, bem como ao aumento da confiança em relação às informações publicadas na rede. Os blogs, fóruns e portais se segmentaram, de modo que o viajante pode receber notícias e avaliações, de um determinado destino, em tempo real. Além disso, o perfil jovem e a alta escolaridade do estrangeiro que visitou o país também servem para explicar o aumento da importância da internet. “O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade: ensino superior completo (48,3%) ou pós- graduação (33,3%)”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes.