Wagner Santana   |   14/07/2014 08:59

Com Copa, turismo em favelas cresce até 30%

Com o aumento de turistas proporcionado pela Copa do Mundo, o movimento em diversas favelas, principalmente cariocas, aumentou bastante e o principal motivo é o interesse estrangeiro pela cultura local.

Com o aumento no número de turistas proporcionado pela Copa do Mundo, o movimento em diversas favelas, principalmente cariocas, aumentou bastante devido ao interesse dos estrangeiros pela cultura local.

A Associação de Moradores da Comunidade de Santa Marta e a Associação de Moradores da Rocinha, que organizam passeios turísticos pelas comunidades, fizeram uma comparação no movimento de visitantes antes e durante a Copa e constataram que houve um aumento de 30% após o início do evento.

A última pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em parceira com a Fundação Getúlio Vargas, foi responsável por entrevistar 400 turistas no Morro Santa Marta, em 2012, e revelou que a experiência atende ou supera as expectativas da maioria (78,9%). Segundo os moradores, a alegria e hospitalidade do povo, além de uma vista privilegiada, são os principais motivos dessa satisfação. O potencial econômico da comunidade também chamou a atenção e os dados mostram que 81,4% dos visitantes gastam até R$ 10 reais e aqueles que não gastaram nada, alegaram que a oferta de produtos é pequena.

Até o fim da Copa, 554 mil turistas são esperados apenas na capital fluminense, de acordo com o Ministério do Turismo, e parte destes visitantes pretende se hospedar e interagir com moradores de favelas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados