MULHERES são donas de mais espaço no turismo
Elas trabalham por um turismo melhor; o PANROTAS as homenageia. Amanhã é Dia Internacional da Mulher e o portal destaca algumas empresas do setor de turismo com participações relevantes de profissionais mulheres.
Elas trabalham por um turismo melhor; e a PANROTAS as homenageia. Amanhã é Dia Internacional da Mulher e o portal destaca algumas empresas do setor de turismo com participações relevantes de profissionais mulheres.
A CVC é um exemplo de valorização do gênero. Dos 1.154 funcionários da operadora, 62% são mulheres. Ainda que não haja nenhuma na diretoria, elas aparecem em posições de liderança na gerência da matriz da empresa e na gestão das várias lojas da marca espalhadas pelo Brasil.
Contudo, encontrar mulheres em cargos executivos no turismo já não é algo tão distante como outrora. Claudia Sender, da Tam, é exemplo disso. Em menos de dois anos após sua contratação como vice-presidente Comercial e de Marketing, a executiva, formada em engenharia química, se tornou nada menos do que a presidente da companhia aérea, cadeira que ocupa há quase um ano.
Contando com Claudia, as mulheres representam 35% do quadro funcional da Tam, local em que exercem funções importantes de gestão, ocupando cargos executivos de coordenação e de diretoria. Elas são maioria, no entanto, nos cargos da área de tripulação comercial: 67% de profissionais do sexo feminino e 33% de homens.
Outra empresa com liderança feminina é a Assist Card. Um dos maiores grupos de assistência de viagens tem Alexia Keglevich como CEO Internacional. Segundo ela, as mulheres têm um bom espaço em um mercado dominado por homens, o que deve ser parabenizado, pois o desafio delas é sempre maior.
“Sempre há desconfiança de como uma mulher conquista uma posição de executiva”, explica. “Porém, ao mesmo tempo é bastante estimulante, pois não há nada que eu goste mais do que quebrar esse preconceito de forma cada vez mais rápida”, completa Alexia, acrescentando a dificuldade para uma mulher em conciliar filhos e profissão ao mesmo tempo.
HOTELARIA
A Accor é outro exemplo de empresa internacional que incentiva o papel da mulher no mercado. A hoteleira conta com o “Women at Accor Generation” (WAAG), programa com objetivo de incentivar lideranças femininas dentro da rede. Com pouco mais de um ano, o WAAG tem meta de colocar 50% de mulheres em cargos gerenciais dos hotéis de sua dependência, sendo 35% até o fim de 2015. Para atingir o objetivo, a empresa tem desenvolvido diversas atividades de capacitação das colaboradoras.
Um dos destaques vai para Carla Milovanov, diretora de Tecnologia da Informação da Accor Américas. Ela ingressou na rede em 2006 e ocupa o atual cargo desde 2009. Ao todo, a Accor tem 54% de mulheres como suas colaboradoras no mundo.
A CVC é um exemplo de valorização do gênero. Dos 1.154 funcionários da operadora, 62% são mulheres. Ainda que não haja nenhuma na diretoria, elas aparecem em posições de liderança na gerência da matriz da empresa e na gestão das várias lojas da marca espalhadas pelo Brasil.
Contudo, encontrar mulheres em cargos executivos no turismo já não é algo tão distante como outrora. Claudia Sender, da Tam, é exemplo disso. Em menos de dois anos após sua contratação como vice-presidente Comercial e de Marketing, a executiva, formada em engenharia química, se tornou nada menos do que a presidente da companhia aérea, cadeira que ocupa há quase um ano.
Contando com Claudia, as mulheres representam 35% do quadro funcional da Tam, local em que exercem funções importantes de gestão, ocupando cargos executivos de coordenação e de diretoria. Elas são maioria, no entanto, nos cargos da área de tripulação comercial: 67% de profissionais do sexo feminino e 33% de homens.
Outra empresa com liderança feminina é a Assist Card. Um dos maiores grupos de assistência de viagens tem Alexia Keglevich como CEO Internacional. Segundo ela, as mulheres têm um bom espaço em um mercado dominado por homens, o que deve ser parabenizado, pois o desafio delas é sempre maior.
“Sempre há desconfiança de como uma mulher conquista uma posição de executiva”, explica. “Porém, ao mesmo tempo é bastante estimulante, pois não há nada que eu goste mais do que quebrar esse preconceito de forma cada vez mais rápida”, completa Alexia, acrescentando a dificuldade para uma mulher em conciliar filhos e profissão ao mesmo tempo.
HOTELARIA
A Accor é outro exemplo de empresa internacional que incentiva o papel da mulher no mercado. A hoteleira conta com o “Women at Accor Generation” (WAAG), programa com objetivo de incentivar lideranças femininas dentro da rede. Com pouco mais de um ano, o WAAG tem meta de colocar 50% de mulheres em cargos gerenciais dos hotéis de sua dependência, sendo 35% até o fim de 2015. Para atingir o objetivo, a empresa tem desenvolvido diversas atividades de capacitação das colaboradoras.
Um dos destaques vai para Carla Milovanov, diretora de Tecnologia da Informação da Accor Américas. Ela ingressou na rede em 2006 e ocupa o atual cargo desde 2009. Ao todo, a Accor tem 54% de mulheres como suas colaboradoras no mundo.