Destaques no turismo, MULHERES falam sobre seu dia
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Portal PANROTAS traz uma série de matérias que falam sobre o universo feminino inserido no contexto do turismo brasileiro.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Portal PANROTAS traz uma série de matérias que falam sobre o universo feminino inserido no contexto do turismo brasileiro. Veja abaixo um pouco sobre algumas grandes e talentosas mulheres que atuam no setor:
LUCIANA FERNANDES
Difícil encontrar alguém que trabalhe com turismo no Nordeste ou em diversos lugares do País e que não tenha ouvido falar dela. Seja em português ou em inglês e espanhol “tinindo”, a diretora de Marketing da Empetur carrega a bandeira de Pernambuco para diversos lugares do Brasil e do mundo com inteligência e sofisticação.
Para ela, o grande desafio da mulher, de maneira geral, é saber conciliar vida pessoal e profissional. Em relação ao turismo, Luciana diz que a participação da mulher é essencial, tanto que 80% de sua equipe é constituída pelo sexo feminino. “A mulher tem capacidade incrível, capricho para fazer as coisas e é sensível. Isso tudo forma uma combinação perfeita para trabalhar com turismo.”
Luciana acredita que, mesmo diante de tais características, as mulheres ainda têm de apresentar resultados bem melhores que os dos homens para terem reconhecimento. Sobre quem ela admira: a diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi; a diretora de Turismo da SP Turis, Luciane Leite, e a diretora de Marketing da PANROTAS, Heloisa Prass.
GABRIELLA CAVALHEIRO
Ela começou com aviação, trabalhou com cruzeiros, mas foi na hotelaria que a vice-presidente de Vendas e Resultado da Trend Operadora literalmente decolou. Entre as empresas por que passou, Gabriela foi diretora na Aeromexico, companhia onde permaneceu por três anos e meio; depois, atuou por um ano e quatro meses na Royal Caribbean e, em janeiro de 2011, assumiu o cargo de diretora na Trend. Após três anos, chegou ao atual posto na operadora, conduzida por Luís Paulo Luppa.
A questão da multiplicidade de funções no cotidiano também é uma das considerações feitas por Gabriella. “A mulher tem de se desdobrar em mil: ser mãe, boa profissional e fazer várias coisas ao mesmo tempo”, diz ela, que não vê disparidade na situação de homens e mulheres no mercado de trabalho: “as oportunidades são iguais para todos, porém vejo que, neste aspecto, as mulheres estão mais ousadas e empreendedoras”.
Gabriella fala, convicta, de sua admiração pela proprietária da agência de viagens Be Happy, Jacqueline Dallal Mikahil. “Ela fez com que sua agência de viagens no segmento de lua de mel crescesse bastante por ser ousada e empreendedora.” A executiva também cita, por ter admiração, a diretora comercial da Air France, Adriana Cavalcanti, e a colega de Trend, Simone Araújo, que cuida do setor de Lazer da operadora.
ANNIE MORRISSEY
A vice-presidente de Vendas e Marketing da Atlantica Hotels, a “britânica-brasileira”, diz que a mulher cresce profissionalmente não apenas no setor hoteleiro, mas em diversos setores da economia. Sobre sua própria carreira, Annie diz que o momento mais marcante foi a noite em que ganhou o prêmio President’s Award, da Atlantica, ocasião em que sua filha lhe fez uma surpresa subindo ao palco. Para ela, ter o reconhecimento pelo seu trabalho e a presença de sua família na ocasião foi algo inesquecível.
Annie não acredita em estereótipos e afirma que, tanto o homem quanto a mulher, podem ser pacientes, sensíveis e organizados. “O importante é saber que, dentro de uma equipe, existem diferentes características e personalidades.” A executiva afirma que a recente promoção de Simone Mariote como nova vice-presidente de Vendas Globais da América Latina do Preferred Hotels Group, e a presidente da Tam, Claudia Sender, são exemplos importantes do papel da mulher dentro da hotelaria e turismo.
JUREMA E NATÁLIA LAMBERT
A vida está difícil para os agentes de viagens, sobretudo pela concorrência tecnológica e milionária que as OTAs oferecem. Para uma agência de viagens da cidade de Cambuí, distante 420 quilômetros ao sul de Belo Horizonte, a história não é diferente. O contraponto é que, em vez de lamentar, Jurema e Natália Lambert, mãe e filha que administram a agência, decidiram agir.
O primeiro passo foi caprichar no atendimento. Cidade de 26 mil habitantes, Cambuí é literalmente do tipo “que todo mundo se conhece”. O ano era 2010 e as vendas de cruzeiro estavam aquecidas. Uma pessoa indicava a agência para outra. “Depois de um tempo, o movimento foi tanto que havia fila quando íamos abrir a loja”, afirma Natália. Ao todo, foram cerca de 500 pessoas embarcadas junto à Costa Cruzeiros, o que rendeu à agência, no ano seguinte, o prêmio de maior vendedora de cruzeiros em Minas Gerais, concedido pela armadora.
Admiradora de sua mãe, Natália diz que as mulheres têm recebido reconhecimento do mercado gradativamente e ter uma data que oficialize e relembre esta mudança constante é algo para se comemorar. Atualmente, além de Natália e Jurema, a agência conta com mais uma pessoa: Sabrina.
Veja homenagens do homens do trade para mulheres de excepcionais aqui. Veja também: leitores do Portal PANROTAS citam mulheres de destaque aqui.
LUCIANA FERNANDES
Difícil encontrar alguém que trabalhe com turismo no Nordeste ou em diversos lugares do País e que não tenha ouvido falar dela. Seja em português ou em inglês e espanhol “tinindo”, a diretora de Marketing da Empetur carrega a bandeira de Pernambuco para diversos lugares do Brasil e do mundo com inteligência e sofisticação.
Para ela, o grande desafio da mulher, de maneira geral, é saber conciliar vida pessoal e profissional. Em relação ao turismo, Luciana diz que a participação da mulher é essencial, tanto que 80% de sua equipe é constituída pelo sexo feminino. “A mulher tem capacidade incrível, capricho para fazer as coisas e é sensível. Isso tudo forma uma combinação perfeita para trabalhar com turismo.”
Luciana acredita que, mesmo diante de tais características, as mulheres ainda têm de apresentar resultados bem melhores que os dos homens para terem reconhecimento. Sobre quem ela admira: a diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi; a diretora de Turismo da SP Turis, Luciane Leite, e a diretora de Marketing da PANROTAS, Heloisa Prass.
GABRIELLA CAVALHEIRO
Ela começou com aviação, trabalhou com cruzeiros, mas foi na hotelaria que a vice-presidente de Vendas e Resultado da Trend Operadora literalmente decolou. Entre as empresas por que passou, Gabriela foi diretora na Aeromexico, companhia onde permaneceu por três anos e meio; depois, atuou por um ano e quatro meses na Royal Caribbean e, em janeiro de 2011, assumiu o cargo de diretora na Trend. Após três anos, chegou ao atual posto na operadora, conduzida por Luís Paulo Luppa.
A questão da multiplicidade de funções no cotidiano também é uma das considerações feitas por Gabriella. “A mulher tem de se desdobrar em mil: ser mãe, boa profissional e fazer várias coisas ao mesmo tempo”, diz ela, que não vê disparidade na situação de homens e mulheres no mercado de trabalho: “as oportunidades são iguais para todos, porém vejo que, neste aspecto, as mulheres estão mais ousadas e empreendedoras”.
Gabriella fala, convicta, de sua admiração pela proprietária da agência de viagens Be Happy, Jacqueline Dallal Mikahil. “Ela fez com que sua agência de viagens no segmento de lua de mel crescesse bastante por ser ousada e empreendedora.” A executiva também cita, por ter admiração, a diretora comercial da Air France, Adriana Cavalcanti, e a colega de Trend, Simone Araújo, que cuida do setor de Lazer da operadora.
ANNIE MORRISSEY
A vice-presidente de Vendas e Marketing da Atlantica Hotels, a “britânica-brasileira”, diz que a mulher cresce profissionalmente não apenas no setor hoteleiro, mas em diversos setores da economia. Sobre sua própria carreira, Annie diz que o momento mais marcante foi a noite em que ganhou o prêmio President’s Award, da Atlantica, ocasião em que sua filha lhe fez uma surpresa subindo ao palco. Para ela, ter o reconhecimento pelo seu trabalho e a presença de sua família na ocasião foi algo inesquecível.
Annie não acredita em estereótipos e afirma que, tanto o homem quanto a mulher, podem ser pacientes, sensíveis e organizados. “O importante é saber que, dentro de uma equipe, existem diferentes características e personalidades.” A executiva afirma que a recente promoção de Simone Mariote como nova vice-presidente de Vendas Globais da América Latina do Preferred Hotels Group, e a presidente da Tam, Claudia Sender, são exemplos importantes do papel da mulher dentro da hotelaria e turismo.
JUREMA E NATÁLIA LAMBERT
A vida está difícil para os agentes de viagens, sobretudo pela concorrência tecnológica e milionária que as OTAs oferecem. Para uma agência de viagens da cidade de Cambuí, distante 420 quilômetros ao sul de Belo Horizonte, a história não é diferente. O contraponto é que, em vez de lamentar, Jurema e Natália Lambert, mãe e filha que administram a agência, decidiram agir.
O primeiro passo foi caprichar no atendimento. Cidade de 26 mil habitantes, Cambuí é literalmente do tipo “que todo mundo se conhece”. O ano era 2010 e as vendas de cruzeiro estavam aquecidas. Uma pessoa indicava a agência para outra. “Depois de um tempo, o movimento foi tanto que havia fila quando íamos abrir a loja”, afirma Natália. Ao todo, foram cerca de 500 pessoas embarcadas junto à Costa Cruzeiros, o que rendeu à agência, no ano seguinte, o prêmio de maior vendedora de cruzeiros em Minas Gerais, concedido pela armadora.
Admiradora de sua mãe, Natália diz que as mulheres têm recebido reconhecimento do mercado gradativamente e ter uma data que oficialize e relembre esta mudança constante é algo para se comemorar. Atualmente, além de Natália e Jurema, a agência conta com mais uma pessoa: Sabrina.
Veja homenagens do homens do trade para mulheres de excepcionais aqui. Veja também: leitores do Portal PANROTAS citam mulheres de destaque aqui.
*Fonte: Contribuiu Hugo Okada