Rafael Carreira   |   06/12/2013 13:46

Presidente do SAT lamenta morte de Nelson Mandela

Morreu na noite de ontem, dia 05, o ex-presidente da África do Sul e vencedor do prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, aos 95 anos. O presidente da South African Tourism, Thulani Nzima, enviou uma declaração oficial sobre a morte de Madiba

Morreu na noite de ontem, dia 5, o ex-presidente da África do Sul e vencedor do prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, aos 95 anos. Mandela foi um dos principais nomes da luta pela paz e igualdade social no século 20 e responsável direto pelo fim do regime de segregação racial sul-africano, o apartheid.

Entre tantos legados deixados por Madiba, como Mandela era carinhosamente chamado pelo povo de seu país, a força do turismo sul-africano é apontado como um deles. O setor teve enorme impulso após as mudanças proporcionadas pelo atos e ideais do líder. O presidente da South African Tourism, Thulani Nzima, enviou declaração oficial sobre a morte de Mandela. Confira abaixo:

O mais amado cidadão da África do Sul e pai de nossa democracia, o Ex-presidente Nelson Rolihlahla Mandela, faleceu em paz na noite passada, 5 de dezembro de 2013.

É mérito exclusivo de Nelson Mandela que a África do Sul tenha entrado no mapa de bilhões de pessoas no mundo todo. Para onde quer que se viaje, basta mencionar que você é daquele país para que, invariavelmente, a primera palavra que lhe digam de volta seja "Mandela". Tal acontece não apenas porque ele foi um heroi para todos os sul-africanos, tendo mudado definitivamente o curso de nossa história conjunta, mas também porque demonstrou sempre extraordinária capacidade de liderança, compaixão e visão, tornando-se, assim, um heroi para o mundo todo, alcançando status de ícone em todos os países do planeta.

Nosso maravilhoso país não passava de um estado pária antes que Mandela o abrisse para o mundo; seu nome atraiu para a África do Sul milhões de turistas anisosos por trilhar o seu caminho.

Em 1993, um ano antes de Nelson Mandela se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, o país registrava 3,4 milhões de chegadas internacionais. Em 2012, o país acolheu quase 13,5 milhões de pessoas, das quais quase 9,2 milhões eram turistas.

O legado deste homem extraordinário transformou o cenário do turismo na África do Sul. Robben Island, a prisão onde ele ficou detido por 27 anos, foi nomeada Patrimônio Mundial pela UNESCO e é uma das mais importantes atrações turísticas do país. A rua em que ele morou em Soweto, Vilakazi Street, é a única do mundo a ter a casa de dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz - Nelson Mandela e Arcebispo Desmond Tutu - e foi ela uma catalizadora para o pujante turismo daquela área. Outros lugares importantes na vida de Mandela, como a Fazenda Liliesleaf, que serviu de quartel-general da Umkhonto we Sizwe, e o local onde Mandela foi preso, próximo a Howick, também se tornaram atrações turísticas.

O Museu do Apartheid, o Freedom Park e o Museu Hector Pieterson são outros exemplos de locais que atraem centenas de milhares de visitantes todos os anos, graças à inspiração de Nelson Mandela.

Nelson Mandela deixará uma saudade eterna no coração de todo sul-africano. Nós nos sentimos consolados, entretanto, pelo fato de que nosso povo, assim como os visitantes do mundo todo, poderão continuar a ser inspirados e tocados por ele ao visitar os lugares por onde ele andou, conversou, planejou, sonhou, riu, chorou e, em última instância, acabou por mudar o curso da história não só da África do Sul, como do mundo.

Nos próximos dias, e além, permaneceremos em sintonia com a real alma desta nação: um povo acolhedor e hospitaleiro que agora, em meio a uma tristeza profunda, mas com imensa gratidão pela vida deste grandioso homem, dará as boas vindas àqueles que vierem compartilhar conosco o luto pela perda de Madiba.

Thulani Nzima

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados