Agência do Futuro: aprofunde-se nos 6 perfis de viajante
(CURITIBA, PR) – Saber qual caminho o Turismo irá tomar nos próximos anos é tarefa para quem vive de estudar tendências. A Agência do Futuro pretende promover o debate acerca do tema e, na edição de Curitiba do Next, estreou seu próprio es
(CURITIBA) – Saber que caminhos o Turismo tomará nos próximos anos é tarefa para quem vive de estudar tendências. A Agência do Futuro pretende promover o debate acerca do tema e, na edição de Curitiba do Next, estreou seu próprio espaço na programação. Com especialistas e muita interação com o público, o painel traçou novos perfis de viajantes, reforçou estratégias de aproximação do cliente e testou o conhecimento dos presentes.
Com moderação do fundador da Mottor, Zé Barreto, e do editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, a discussão contou com a presença do presidente da Abav-PR, Pedro Kempe, do diretor de Vendas Sul da Rextur Advance, Caio Bobbato, e da estrategista de Marketing da Amadeus, Morgana Salles.
No palco, Morgana Salles e Caio Bobbato enfatizaram como as mudanças esperadas para a indústria necessitam da participação maciça dos agentes de viagens. “Queremos construir o futuro das viagens, mas queremos vocês, agentes, construindo essa história”, afirmou a estrategista da Amadeus, que ilustrou a preocupação da empresa com Pesquisa e Desenvolvimento citando os investimentos na área em 2016: US$ 726 milhões.
Em discurso semelhante, Caio Bobbato afirmou que “para se tornar esse agente do futuro, queremos ser um facilitador na relação entre vocês e seu consumidor”. “Por mais retorno financeiro e investimento, só vamos melhorar se vocês nos derem suas opiniões. Não adianta nada tecnologia e novas estratégias se vocês não tiverem autonomia”, completou.
Em meio aos agentes
Quando o painel derrubou a fronteira entre palco e plateia, os agentes puderam participar e sentir como, diante de novas informações, o preparo é fundamental para o melhor conhecimento de seus clientes. Zé Barreto apresentou um estudo encomendado pela Amadeus e realizado pela consultoria The Future Foundation introduzindo novos perfis de viajantes.
Eram os “buscadores de capital social”, os “viajantes éticos”, os “viajantes por obrigação”, os “turistas culturais”, os “buscadores de simplicidade” e os “caçadores de recompensa”. Apesar de descrições por vezes intuitivas, nem sempre a resposta pareceu óbvia para parte dos agentes – o que reforça a necessidade de uma troca constante entre interlocutores e a importância de aprofundar o olhar sob a ótica do futuro no Turismo.
Mesmo temas aparentemente distantes da esfera turística tiveram sua importância debatida. Sobre a necessidade de se fazer leituras financeiras e relatórios de suas agências, o presidente da Abav-PR, Pedro Kempe, defendeu que o primeiro é essencial “para conseguir fazer a gestão da empresa”, enquanto o segundo serve “para se ter noção da sua empresa”. “São peças fundamentais para manter a saúde da sua companhia”, concluiu.
Em uma das participações, veio de uma agente da plateia a exemplificação de como conversas como a promovida pela Agência do Futuro podem interferir positivamente no trabalho dos profissionais do Turismo. Questionados por Zé Barreto sobre o que de novo levavam da experiência, ela afirmou que “saber como tecnologias simples e gratuitas podem ajudar no nosso dia a dia”.
“Se uma única pessoa afirmar que aprendeu algo novo e útil para seu trabalho, eu já me dou por satisfeito”, disse o presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, ao final do Next Curitiba. “Uma palavra que ouvi bastante hoje foi ‘inovação’. Essa é justamente uma das coisas que o Next tenta fazer: inovar”, continuou. “A nossa intenção é, além de instruir e mostrar produtos excelentes, que vocês voltem para casa com alguma coisa para pensar.”
O Next Curitiba é realizado pela PANROTAS Editora e conta com patrocínio de Aeromexico, Amadeus, Avianca, CEP Transportes, Hotel DO, Ilhas Seychelles, Rextur Advance, Setur-ES e Transamerica Hospitality Group.
Com moderação do fundador da Mottor, Zé Barreto, e do editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, a discussão contou com a presença do presidente da Abav-PR, Pedro Kempe, do diretor de Vendas Sul da Rextur Advance, Caio Bobbato, e da estrategista de Marketing da Amadeus, Morgana Salles.
No palco, Morgana Salles e Caio Bobbato enfatizaram como as mudanças esperadas para a indústria necessitam da participação maciça dos agentes de viagens. “Queremos construir o futuro das viagens, mas queremos vocês, agentes, construindo essa história”, afirmou a estrategista da Amadeus, que ilustrou a preocupação da empresa com Pesquisa e Desenvolvimento citando os investimentos na área em 2016: US$ 726 milhões.
Em discurso semelhante, Caio Bobbato afirmou que “para se tornar esse agente do futuro, queremos ser um facilitador na relação entre vocês e seu consumidor”. “Por mais retorno financeiro e investimento, só vamos melhorar se vocês nos derem suas opiniões. Não adianta nada tecnologia e novas estratégias se vocês não tiverem autonomia”, completou.
Em meio aos agentes
Quando o painel derrubou a fronteira entre palco e plateia, os agentes puderam participar e sentir como, diante de novas informações, o preparo é fundamental para o melhor conhecimento de seus clientes. Zé Barreto apresentou um estudo encomendado pela Amadeus e realizado pela consultoria The Future Foundation introduzindo novos perfis de viajantes.
Eram os “buscadores de capital social”, os “viajantes éticos”, os “viajantes por obrigação”, os “turistas culturais”, os “buscadores de simplicidade” e os “caçadores de recompensa”. Apesar de descrições por vezes intuitivas, nem sempre a resposta pareceu óbvia para parte dos agentes – o que reforça a necessidade de uma troca constante entre interlocutores e a importância de aprofundar o olhar sob a ótica do futuro no Turismo.
Mesmo temas aparentemente distantes da esfera turística tiveram sua importância debatida. Sobre a necessidade de se fazer leituras financeiras e relatórios de suas agências, o presidente da Abav-PR, Pedro Kempe, defendeu que o primeiro é essencial “para conseguir fazer a gestão da empresa”, enquanto o segundo serve “para se ter noção da sua empresa”. “São peças fundamentais para manter a saúde da sua companhia”, concluiu.
Em uma das participações, veio de uma agente da plateia a exemplificação de como conversas como a promovida pela Agência do Futuro podem interferir positivamente no trabalho dos profissionais do Turismo. Questionados por Zé Barreto sobre o que de novo levavam da experiência, ela afirmou que “saber como tecnologias simples e gratuitas podem ajudar no nosso dia a dia”.
“Se uma única pessoa afirmar que aprendeu algo novo e útil para seu trabalho, eu já me dou por satisfeito”, disse o presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, ao final do Next Curitiba. “Uma palavra que ouvi bastante hoje foi ‘inovação’. Essa é justamente uma das coisas que o Next tenta fazer: inovar”, continuou. “A nossa intenção é, além de instruir e mostrar produtos excelentes, que vocês voltem para casa com alguma coisa para pensar.”
O Next Curitiba é realizado pela PANROTAS Editora e conta com patrocínio de Aeromexico, Amadeus, Avianca, CEP Transportes, Hotel DO, Ilhas Seychelles, Rextur Advance, Setur-ES e Transamerica Hospitality Group.