Google divulga ferramentas para melhorar marketing
Em palestra na WTM, o gerente de desenvolvimento de agências do Google, Keith Matsumoto, mostrou como o setor pode se beneficiar com estratégias de marketing, principalmente aquelas que a companhia oferece.
Em palestra na WTM, o gerente de Desenvolvimento de Agências do Google, Keith Matsumoto (foto), mostrou como o setor pode se beneficiar com estratégias de marketing, principalmente aquelas que a companhia oferece.
Matsumoto ressaltou que o marketing hoje é um motor de crescimento e que com as funções que o Google oferece, o empresário do Turismo pode atingir seu público de forma mais eficaz. Para isso, porém, é preciso pensar diferente.
O gerente contou que é comum gastar-se muito dinheiro com a produção de propaganda, como um vídeo sobre um destino, e muito pouco (ou quase nada) com sua divulgação na internet. Todos sonham que sua propaganda vire um viral, mas o alcance orgânico, obtido de forma natural, pode não valer o investimento.
Para isso, Matsumoto sugere que se gaste menos com produção e muito mais com a divulgação, em uma proporção de 25/75. O Google cobra R$ 0,15 por cada visualização acima de 30 segundos obtida com a promoção do conteúdo, e optar por investir nesse tipo de ação aumentaria o alcance – e o sucesso – da campanha.
O gerente destacou ainda a importância de acompanhar todo o processo de decisão de compra do seu cliente, para evitar tirar conclusões precipitadas. Como exemplo, citou o caso de uma empresa que tem a maior parte de suas vendas feitas por meio de dispositivos desktop. “O empresário pode achar que o mobile não tem relevância”, disse. Porém, ao analisar todo o processo de decisão da compra, desde as primeiras pesquisas pelo produto que foram realizadas pelo cliente, fica claro que o mobile foi usado para consultas e participou do processo.
A companhia oferece ferramentas para rastrear os hábitos dos clientes e consumidores em potencial do setor de Turismo e o que eles fazem na internet. Assim, é possível divulgar sua marca não apenas quando o cliente está buscando por viagens, mas em outros momentos de sua navegação na rede.
Com sete plataformas e um bilhão de usuários, informações não faltam para a gigante de tecnologia.