Explore GB recebe operadoras do Brasil para negociações
O balneário no Canal da Mancha, ao Sul de Londres, recebeu ontem (1) os participantes da edição de 2017 do Explore GB em uma quarta-feira de cinzas, chuvas e ventos
BRIGHTON (REINO UNIDO) – O balneário no Canal da Mancha, ao Sul de Londres, recebeu ontem (1) os participantes da edição de 2017 do Explore GB em uma quarta-feira de cinzas, chuvas e ventos. Mas hoje o sol apareceu logo cedo para a abertura do mais importante evento anual do Visit Britain. Durante dois dias, 400 compradores de 40 países participarão de mais de 40 mil reuniões com 400 expositores do Reino Unido e da Irlanda no Brighton Centre, centro de convenções com vista para o mar. Do Brasil vieram 13 operadores e agentes de turismo.
O seminário de abertura da terceira edição do Explore GB, a maior de todas, foi festivo, com música, quiz show sobre a Grã-Bretanha e uma demonstração de culinária. A diretora comercial do Visit Britain, Carol Dray, apresentou o sempre impressionante número de visitantes estrangeiros do Reino Unido: 37,3 milhões de pessoas. Um novo recorde.
Em seguida, a nova diretores de marketing do Visit Britain, Clare Mullin, e o chefe do departamento de Pesquisa e Previsões do órgão, Richard Nicholls, mostraram números e tendências do turismo britânico. O crescimento em relação a 2015 foi de 3%. Visitantes de outros países gastaram 22,2 milhões de libras (mais de R$ 84 milhões) ao longo de 2016.
“Para 2017 estamos prevendo um crescimento de 4%. Pela primeira vez em algum tempo esperamos também um aumento nos gastos por visitante, com a libra mais fraca em relação ao euro e ao dólar do que há um ano”, disse Nicholls. “Mas sabemos que a percepção da maioria dos mercados é que somos um país caro. Temos que trabalhar para mudar isso”.
“Oferecemos atualmente um turismo de qualidade por um bom valor. E temos lugares românticos e ótimos restaurantes e cafés. Vamos dar mais destaque a estes três aspectos daqui por diante”, destacou Clare Mullins.
Entre outras tendências globais de turismo que apresentam oportunidades para o turismo britânico, a diretora de marketing destacou o fator idade: as pessoas estão vivendo mais e de maneira mais saudável, com disposição para continuar viajando.
PARCEIROS
Ainda no primeiro dia do Explore GB, os escritórios de turismo parceiros do Visit Britain apresentaram os temas e campanhas para 2017. Linda McCallister, do Visit Scotland, ressaltou as datas comemorativas da Escócia em 2017. Uma delas vai celebrar os 20 anos da “Pottermania”: o primeiro livro da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi lançado no Reino Unido em junho de 1997. Londres também vai comemorar os 20 anos de Harry Potter com uma exposição na British Library. Laura Dewar, do Visit England, destacou os tours literários pelo país, inspirados em diversos escritores.
O Turismo da Irlanda do Norte, que fechou 2016 com dois milhões de visitantes, ressaltou a abertura de novos hotéis nas cidades turísticas; a cena gastronômica de Belfast; o museu Titanic Belfast, que completa cinco anos este ano, e as atrações naturais e históricas do país. Giant’s Causeway, onde ficam alguns cenários da série de televisão “Game of Thrones”, teve um aumento de 17% no número de turistas em 2016.
Esta é a terceira edição do evento promovido pelo Visit Britain. Em 2016, a feira foi realizada em Liverpool. Em 2015, o cenário foi Ascot Racecourse. O endereço da versão 2018 do Explore GB deve ser anunciado durante o evento deste ano. Depois da feira, todas as delegações farão roteiros de familiarização pelo Reino Unido.
Os representantes do Brasil viajarão por cindo dias pela Irlanda do Norte, começando por Belfast e visitando locações de “Game of Thrones”. Ao todo, serão 18 diferentes viagens.
Entre os as operadoras brasileiras convidadas pelo Visit Britain estão empresas que já participaram de versões anteriores do evento e estreantes. Os representantes do Brasil no Explore GB são Emmanuel Labastida, da Trend Operadora; Fabio Gromatzky, da Alternatur; Juventino Netto, da Flytour; Katia Silva, da MMTGapnet; Marcelo Michieletto, da MH Tour; Pablo Bernhard, da TT Operadora; Renata Amorim, da Agaxtur, e Tiago Barbosa, da Flot Operadora, todos de São Paulo; Gilberto Bocchino, da European Travel, Miguel Andrade, da Transmundi Viagens, e Ricardo Werwie, da RBW Travel, os três do Rio; Raquel Bays, da Socaltur, de Novo Hamburgo (RS), e Karina Araujo, da CVC, baseada em Londres.
O grupo é liderado por Priscila Moraes, do marketing do Visit Britain Brasil, e Malcolm Griffits, novo diretor do VB Brasil, que assumiu o cargo no fim do ano passado.
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS
O Portal PANROTAS viaja a convite do Visit Britain, com proteção GTA
O seminário de abertura da terceira edição do Explore GB, a maior de todas, foi festivo, com música, quiz show sobre a Grã-Bretanha e uma demonstração de culinária. A diretora comercial do Visit Britain, Carol Dray, apresentou o sempre impressionante número de visitantes estrangeiros do Reino Unido: 37,3 milhões de pessoas. Um novo recorde.
Em seguida, a nova diretores de marketing do Visit Britain, Clare Mullin, e o chefe do departamento de Pesquisa e Previsões do órgão, Richard Nicholls, mostraram números e tendências do turismo britânico. O crescimento em relação a 2015 foi de 3%. Visitantes de outros países gastaram 22,2 milhões de libras (mais de R$ 84 milhões) ao longo de 2016.
“Para 2017 estamos prevendo um crescimento de 4%. Pela primeira vez em algum tempo esperamos também um aumento nos gastos por visitante, com a libra mais fraca em relação ao euro e ao dólar do que há um ano”, disse Nicholls. “Mas sabemos que a percepção da maioria dos mercados é que somos um país caro. Temos que trabalhar para mudar isso”.
“Oferecemos atualmente um turismo de qualidade por um bom valor. E temos lugares românticos e ótimos restaurantes e cafés. Vamos dar mais destaque a estes três aspectos daqui por diante”, destacou Clare Mullins.
Entre outras tendências globais de turismo que apresentam oportunidades para o turismo britânico, a diretora de marketing destacou o fator idade: as pessoas estão vivendo mais e de maneira mais saudável, com disposição para continuar viajando.
PARCEIROS
Ainda no primeiro dia do Explore GB, os escritórios de turismo parceiros do Visit Britain apresentaram os temas e campanhas para 2017. Linda McCallister, do Visit Scotland, ressaltou as datas comemorativas da Escócia em 2017. Uma delas vai celebrar os 20 anos da “Pottermania”: o primeiro livro da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi lançado no Reino Unido em junho de 1997. Londres também vai comemorar os 20 anos de Harry Potter com uma exposição na British Library. Laura Dewar, do Visit England, destacou os tours literários pelo país, inspirados em diversos escritores.
O Turismo da Irlanda do Norte, que fechou 2016 com dois milhões de visitantes, ressaltou a abertura de novos hotéis nas cidades turísticas; a cena gastronômica de Belfast; o museu Titanic Belfast, que completa cinco anos este ano, e as atrações naturais e históricas do país. Giant’s Causeway, onde ficam alguns cenários da série de televisão “Game of Thrones”, teve um aumento de 17% no número de turistas em 2016.
Esta é a terceira edição do evento promovido pelo Visit Britain. Em 2016, a feira foi realizada em Liverpool. Em 2015, o cenário foi Ascot Racecourse. O endereço da versão 2018 do Explore GB deve ser anunciado durante o evento deste ano. Depois da feira, todas as delegações farão roteiros de familiarização pelo Reino Unido.
Os representantes do Brasil viajarão por cindo dias pela Irlanda do Norte, começando por Belfast e visitando locações de “Game of Thrones”. Ao todo, serão 18 diferentes viagens.
Entre os as operadoras brasileiras convidadas pelo Visit Britain estão empresas que já participaram de versões anteriores do evento e estreantes. Os representantes do Brasil no Explore GB são Emmanuel Labastida, da Trend Operadora; Fabio Gromatzky, da Alternatur; Juventino Netto, da Flytour; Katia Silva, da MMTGapnet; Marcelo Michieletto, da MH Tour; Pablo Bernhard, da TT Operadora; Renata Amorim, da Agaxtur, e Tiago Barbosa, da Flot Operadora, todos de São Paulo; Gilberto Bocchino, da European Travel, Miguel Andrade, da Transmundi Viagens, e Ricardo Werwie, da RBW Travel, os três do Rio; Raquel Bays, da Socaltur, de Novo Hamburgo (RS), e Karina Araujo, da CVC, baseada em Londres.
O grupo é liderado por Priscila Moraes, do marketing do Visit Britain Brasil, e Malcolm Griffits, novo diretor do VB Brasil, que assumiu o cargo no fim do ano passado.
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS
O Portal PANROTAS viaja a convite do Visit Britain, com proteção GTA