Novo conceito do luxo marca abertura da Travelweek
Veja como foi a cerimônia de apresentação do evento
Mesmo em meio ao tão comentando mau momento econômico, há muita oportunidade no segmento de luxo do Turismo no Brasil e na América Latina. Esse foi o tom dado pelo gerente da Travelweek by ILTM, Simon Mayle, durante a abertura da Travelweek São Paulo. Para ele, estar no Pavilhão da Bienal, na capital paulista, a partir de hoje até sexta-feira (6) é estar na hora certa e no local certo para fazer negócios relacionados ao mundo high class do mercado de viagens.
“Aqui estarão pessoas realmente envolvidas com o Turismo de luxo no Brasil e em outros países do Exterior. Pessoas qualificadas para fechar negócio e desenvolver esse nicho, que está explodindo em termos de crescimento”, apresentou Mayle, ainda acrescentando dados que expressam a oportunidade do evento. “São 424 buyers de 11 países envolvidos, 25 cidades brasileiras e 43 cidades latino-americanas. Temos também 465 expositores de 63 países, o que gerará em torno de 19 mil reuniões”, completou.
Mayle ainda apontou que 90% dos agentes de viagens entrevistados pela Travelweek indicam muito potencial de vendas em viagens com intuito de celebrar, como casamentos e luas-de-mel no Exterior. Isso vale principalmente entre os millennials, geração a ficar de olho. "Muito por conta deles, haverá um crescimento de 37% de milionários no Brasil até 2020."
NOVO LUXO
O luxo mudou de objetivo para subjetivo, de coisas materiais para experiências. Deixou de ser algo para se ostentar e passou a ser algo a ser vivido, experimentado, memorizado. A vice-presidente executiva da WGSN, Leticia Abraham, compartilhou essas ideias com o público da Travelweek durante a abertura do evento.
Entretanto, há características específicas de como o luxo é visto entre o viajante brasileiro, em sua opinião. “É um turista que tem demandado cada vez mais novas experiências, e há uma peça fundamental aqui, que é a chave de qualquer coisa para quem deseja trabalhar neste meio: a maneira que esse cliente compartilha as coisas tem de ser protagonista”, afirmou a especialista. “Nós e os latinos queremos ser vistos e nos preocupamos muito com nossa imagem. A indústria precisa pensar nas melhores maneiras de dividir as experiências.”
Segundo Leticia, quatro valores sustentam as viagens de luxo modernas no mercado brasileiro: tempo, propósito, bem-estar e conhecimento. “São pilares necessários para que o consumidor se sentir valorizado em uma viagem de luxo.”
O jornalista Pedro Andrade e a cineasta Marina Person também participaram da apresentação.