Conheça os planos das províncias argentinas para o Brasil
O almoço promovido hoje pela PANROTAS com a delegação de secretários e autoridades de turismo da Argentina, em São Paulo, serviu para mostrar oportunidades de negócios
O almoço promovido hoje pela PANROTAS com a delegação de secretários e autoridades de Turismo da Argentina, em São Paulo, serviu para mostrar oportunidades de negócios no Brasil aos novos dirigentes do turismo argentino. A presidente da Braztoa, Magda Nassar, também participou do encontro, apresentando a associação e passando informações sobre a performance dos destinos argentinos entre os operadores Braztoa. As lideranças argentinas participam amanhã e quarta-feira do 14º Fórum PANROTAS, no Golden Hall do WTC Events, na capital paulista.
Confira abaixo as estratégias de promoção dos destinos argentinos aqui no Brasil.
CIDADE DE BUENOS AIRES
O Ente de Turismo da Cidade de Buenos Aires tem um objetivo bastante ambicioso: colocar a cidade entre as dez mais atrativas do mundo quando o tema é turismo. Segundo o presidente interino do órgão, Ramiro Alem, o plano estratégico de turismo tem entre suas metas a ampliação da oferta, levando turistas para os 48 bairros portenhos. “Hoje os visitantes estão concentrados nos seis bairros mais turísticos, mas já temos hotelaria nos demais, além de experiências tipicamente portenhas nesses locais, como as milongas em Almagro”, exemplificou.
Outro dos eixos de promoção da capital argentina é o Centro de Convenções da Cidade de Buenos Aires, investimento de 600 milhões de pesos argentinos. “Trata-se do maior investimento público em turismo da capital”, conta. Previsto para o primeiro semestre de 2017, o centro dobra a capacidade de oferta do maior espaço de eventos em funcionamento hoje na cidade. “O turismo representa 6,4% do PIB de Buenos Aires e os participantes de congressos e eventos têm gastos quatro vezes superiores aos turistas tradicionais”, contou o presidente interino.
CÓRDOBA
Segunda maior cidade da Argentina, Córdoba ainda é uma grande desconhecida dos turistas brasileiros. A afirmação é do diretor de Promoção e Marketing da cidade, Alejandro Strumia, que faz um “mea culpa”. “Embora sejamos um importante hub na Argentina, com dois voos diários do Brasil, não temos grande presença de brasileiros. Nosso forte é emissivo e não receptivo”, reconheceu. Strumia está disposto a mudar esse cenário e promete uma série de ações junto ao mercado brasileiro, entre elas um grande evento na Casa da Argentina, em São Paulo, para o trade. “Buenos Aires tem o apelo da capital, Ushuaia promove-se como cidade austral, Bariloche aposta na qualidade da neve, Misiones reforçam os apelos das Cataratas. Nós (Córdoba) temos um conjunto de belezas, mas não temos um grande chamariz, o que dificulta nossa promoção e também o interesse do viajante, mas reunimos uma série de atrações como cassinos, campos de golfe e balneários”, lista o diretor de Marketing do destino.
MENDOZA
Com mais de 1,2 mil vinícolas, Mendoza procura se destacar com um produto além do vinho. O novo diretor de promoção turística da província, Marcelo Montenegro, diz que a notória bebida e a neve são os dois principais facilitadores que motivam o brasileiro a escolher o destino. Mas o dirigente pontua duas tendências para o viajante que, graças ao voo direto da Gol implantado na segunda metade de 2015, impulsionou a presença de representantes do Brasil. Ainda sem os números do ano passado, Montenegro pontua que a Lan trabalha com voo direto a partir de Lima.
“Temos oportunidades no turismo rural. Os microempreendedores acompanham o passo a passo de plantio e elaboração e se vinculam diretamente à gastronomia, aos doces, às frutas. É uma forma de aumentar sua produtividade e economia. O turismo de aventura tem por si só a prática de esportes como rafting, caiaque e windsurfe”, recomendou.
MISIONES
Os destinos mais famosos da província de Misiones para os brasileiros são Posadas e Puerto Iguazú, este último na tríplice fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu) e Paraguai. A principal proposta da região é fazer suas rotas de ecoturismo e turismo de aventura serem reconhecidas no Exterior, e, pela proximidade, o turista brasileiro é crucial na estratégia. A autenticidade de Puerto Iguazú e seus lodges, chamados de “hoteles de selva”, são os trunfos em comparação com os demais componentes da fronteira. Churrasco típico, cassinos e um tour nas cataratas que “vai além da observação” são, ao lado das compras, outros reforços para atrair nosso visitante. A presidente da Camara de Turismo de Iguazú, Patricia Duran, também garante que o destino é um dos principais da Argentina quando o assunto é Mice. “Há inclusive empresas brasileiras buscando nossos excelentes resorts para realizar eventos e viagens de incentivo. A qualidade e o custo-benefício desses empreendimentos são inigualáveis.”
SALTA
Embora não seja a maior referência para brasileiros quando o assunto é Argentina, Salta não sentiu queda no número de visitantes do País no ano passado, segundo o secretário de Turismo da Província, Estanislao Villanueva. O destino atrai turistas de múltiplos perfis, com destaque aos fãs de vinho, já que possui as vinícolas mais altas do mundo, além dos interessados em história e cultura, devido à influência colonial refletida em sua arquitetura e à localização, parte da rota do caminho inca (Chile, Bolívia e Peru fazem fronteira). Dessa maneira, não faltam vinícolas, museus e restaurantes típicos de qualidade na cidade de 1,2 milhão de habitantes, que recebe 1,7 milhão de turistas por ano. A mais recente novidade é a realização do 1º Congresso de Centro de Convenções da América Latina e Caribe, em abril. Salta tem três centros de convenção e 20 mil leitos hoteleiros.
TERRA DO FOGO
Um dos destinos mais austrais do mundo, a região de Terra do Fogo é o destino ideal para os brasileiros, segundo avaliação do presidente do Instituto Fueguino de Turismo, Luis Castelli. Segundo números apresentados por ele, 36 mil brasileiros estiveram em Ushuaia e região em 2015 e a expectativa é passar dos 40 mil visitantes. “O Brasil é o principal mercado internacional. Mais da metade dos brasileiros nos visitam no inverno, mas temos atrações para todos os períodos do ano e é isso que queremos mostrar. Somos muito mais que um destino de inverno”, enfatizou Castelli, dizendo que prepara uma ação de promoção junto às operadoras Braztoa.
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
A grande demanda de argentinos para o Brasil está fazendo a Aerolíneas Argentinas refazer seus planos para o País. A partir de abril, a companhia trará novas aeronaves para as rotas ligando São Paulo e Rio de Janeiro a Buenos Aires. No mesmo mês, a empresa aumenta a frequência de Curitiba e Belo Horizonte, passando de três voos semanais para cinco.
Da capital paulista, onde a empresa opera com cinco voos diários, serão substituídos os atuais Embraer 190 e B737-700 pelo B737-800. A partir do Rio, onde atualmente a Aerolíneas conta com quatro operações diárias, saem os B737-700 e chegam os B737-800. Com as mudanças, a empresa garante ter 1,5 mil assentos a mais por semana entre as duas cidades e Buenos Aires. “As operações para o Rio poderão sofrer mudanças. Estamos pensando em mais frequências durante os Jogos Olímpicos”, adiantou o diretor da aérea para o Brasil, Gonzalo Romero.
BRAZTOA
Principal mercado internacional em volume de vendas para os seus associados. É assim que a presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar, define a Argentina. Como exemplo, ela cita que o destino sul-americano figura sempre entre os “dez mais” nas vendas, sobretudo na Turismo Week. Para ela, os nossos vizinhos foram por muito tempo como os Estados Unidos e Orlando para o brasileiro, ou seja, apenas Buenos Aires era a porta de entrada para a Argentina. Mas isto mudou, sobretudo com a exposição de El Calafate, Mendoza e Ushuaia. “A Argentina é um destino complementar para o Brasil, oferecendo o que não temos, como neve e esportes de inverno, a capital tem um ar europeu”, analisou.
Confira abaixo as estratégias de promoção dos destinos argentinos aqui no Brasil.
CIDADE DE BUENOS AIRES
O Ente de Turismo da Cidade de Buenos Aires tem um objetivo bastante ambicioso: colocar a cidade entre as dez mais atrativas do mundo quando o tema é turismo. Segundo o presidente interino do órgão, Ramiro Alem, o plano estratégico de turismo tem entre suas metas a ampliação da oferta, levando turistas para os 48 bairros portenhos. “Hoje os visitantes estão concentrados nos seis bairros mais turísticos, mas já temos hotelaria nos demais, além de experiências tipicamente portenhas nesses locais, como as milongas em Almagro”, exemplificou.
Outro dos eixos de promoção da capital argentina é o Centro de Convenções da Cidade de Buenos Aires, investimento de 600 milhões de pesos argentinos. “Trata-se do maior investimento público em turismo da capital”, conta. Previsto para o primeiro semestre de 2017, o centro dobra a capacidade de oferta do maior espaço de eventos em funcionamento hoje na cidade. “O turismo representa 6,4% do PIB de Buenos Aires e os participantes de congressos e eventos têm gastos quatro vezes superiores aos turistas tradicionais”, contou o presidente interino.
CÓRDOBA
Segunda maior cidade da Argentina, Córdoba ainda é uma grande desconhecida dos turistas brasileiros. A afirmação é do diretor de Promoção e Marketing da cidade, Alejandro Strumia, que faz um “mea culpa”. “Embora sejamos um importante hub na Argentina, com dois voos diários do Brasil, não temos grande presença de brasileiros. Nosso forte é emissivo e não receptivo”, reconheceu. Strumia está disposto a mudar esse cenário e promete uma série de ações junto ao mercado brasileiro, entre elas um grande evento na Casa da Argentina, em São Paulo, para o trade. “Buenos Aires tem o apelo da capital, Ushuaia promove-se como cidade austral, Bariloche aposta na qualidade da neve, Misiones reforçam os apelos das Cataratas. Nós (Córdoba) temos um conjunto de belezas, mas não temos um grande chamariz, o que dificulta nossa promoção e também o interesse do viajante, mas reunimos uma série de atrações como cassinos, campos de golfe e balneários”, lista o diretor de Marketing do destino.
MENDOZA
Com mais de 1,2 mil vinícolas, Mendoza procura se destacar com um produto além do vinho. O novo diretor de promoção turística da província, Marcelo Montenegro, diz que a notória bebida e a neve são os dois principais facilitadores que motivam o brasileiro a escolher o destino. Mas o dirigente pontua duas tendências para o viajante que, graças ao voo direto da Gol implantado na segunda metade de 2015, impulsionou a presença de representantes do Brasil. Ainda sem os números do ano passado, Montenegro pontua que a Lan trabalha com voo direto a partir de Lima.
“Temos oportunidades no turismo rural. Os microempreendedores acompanham o passo a passo de plantio e elaboração e se vinculam diretamente à gastronomia, aos doces, às frutas. É uma forma de aumentar sua produtividade e economia. O turismo de aventura tem por si só a prática de esportes como rafting, caiaque e windsurfe”, recomendou.
MISIONES
Os destinos mais famosos da província de Misiones para os brasileiros são Posadas e Puerto Iguazú, este último na tríplice fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu) e Paraguai. A principal proposta da região é fazer suas rotas de ecoturismo e turismo de aventura serem reconhecidas no Exterior, e, pela proximidade, o turista brasileiro é crucial na estratégia. A autenticidade de Puerto Iguazú e seus lodges, chamados de “hoteles de selva”, são os trunfos em comparação com os demais componentes da fronteira. Churrasco típico, cassinos e um tour nas cataratas que “vai além da observação” são, ao lado das compras, outros reforços para atrair nosso visitante. A presidente da Camara de Turismo de Iguazú, Patricia Duran, também garante que o destino é um dos principais da Argentina quando o assunto é Mice. “Há inclusive empresas brasileiras buscando nossos excelentes resorts para realizar eventos e viagens de incentivo. A qualidade e o custo-benefício desses empreendimentos são inigualáveis.”
SALTA
Embora não seja a maior referência para brasileiros quando o assunto é Argentina, Salta não sentiu queda no número de visitantes do País no ano passado, segundo o secretário de Turismo da Província, Estanislao Villanueva. O destino atrai turistas de múltiplos perfis, com destaque aos fãs de vinho, já que possui as vinícolas mais altas do mundo, além dos interessados em história e cultura, devido à influência colonial refletida em sua arquitetura e à localização, parte da rota do caminho inca (Chile, Bolívia e Peru fazem fronteira). Dessa maneira, não faltam vinícolas, museus e restaurantes típicos de qualidade na cidade de 1,2 milhão de habitantes, que recebe 1,7 milhão de turistas por ano. A mais recente novidade é a realização do 1º Congresso de Centro de Convenções da América Latina e Caribe, em abril. Salta tem três centros de convenção e 20 mil leitos hoteleiros.
TERRA DO FOGO
Um dos destinos mais austrais do mundo, a região de Terra do Fogo é o destino ideal para os brasileiros, segundo avaliação do presidente do Instituto Fueguino de Turismo, Luis Castelli. Segundo números apresentados por ele, 36 mil brasileiros estiveram em Ushuaia e região em 2015 e a expectativa é passar dos 40 mil visitantes. “O Brasil é o principal mercado internacional. Mais da metade dos brasileiros nos visitam no inverno, mas temos atrações para todos os períodos do ano e é isso que queremos mostrar. Somos muito mais que um destino de inverno”, enfatizou Castelli, dizendo que prepara uma ação de promoção junto às operadoras Braztoa.
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
A grande demanda de argentinos para o Brasil está fazendo a Aerolíneas Argentinas refazer seus planos para o País. A partir de abril, a companhia trará novas aeronaves para as rotas ligando São Paulo e Rio de Janeiro a Buenos Aires. No mesmo mês, a empresa aumenta a frequência de Curitiba e Belo Horizonte, passando de três voos semanais para cinco.
Da capital paulista, onde a empresa opera com cinco voos diários, serão substituídos os atuais Embraer 190 e B737-700 pelo B737-800. A partir do Rio, onde atualmente a Aerolíneas conta com quatro operações diárias, saem os B737-700 e chegam os B737-800. Com as mudanças, a empresa garante ter 1,5 mil assentos a mais por semana entre as duas cidades e Buenos Aires. “As operações para o Rio poderão sofrer mudanças. Estamos pensando em mais frequências durante os Jogos Olímpicos”, adiantou o diretor da aérea para o Brasil, Gonzalo Romero.
BRAZTOA
Principal mercado internacional em volume de vendas para os seus associados. É assim que a presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar, define a Argentina. Como exemplo, ela cita que o destino sul-americano figura sempre entre os “dez mais” nas vendas, sobretudo na Turismo Week. Para ela, os nossos vizinhos foram por muito tempo como os Estados Unidos e Orlando para o brasileiro, ou seja, apenas Buenos Aires era a porta de entrada para a Argentina. Mas isto mudou, sobretudo com a exposição de El Calafate, Mendoza e Ushuaia. “A Argentina é um destino complementar para o Brasil, oferecendo o que não temos, como neve e esportes de inverno, a capital tem um ar europeu”, analisou.