Embratur e Codesul definem estratégias para a região Sul
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Grupo de Trabalho de Turismo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), reuniram-se hoje em Florianópolis (SC) com o intuito de elaborar uma estratégia de promoção para região Sul na América Latina.
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Grupo de Trabalho de Turismo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), reuniram-se hoje em Florianópolis (SC) com o intuito de elaborar uma estratégia de promoção para região Sul na América Latina.
Durante o encontro, foram colocadas em pauta questões relacionadas à situação turística da região e à comercialização no Mercosul, ficando claro que a promoção no bloco é estratégica por conta da proximidade geográfica, mas que é preciso, também, extrapolar o Cone Sul e reativar a agenda da América Latina.
"Precisamos de vitórias simbólicas no turismo, mas não podemos ficar dependentes só do recurso público para isso, temos que contar também com a participação do privado. A Embratur quer ter o papel não só de promover o País, mas também de captar investimentos. Somos obrigados a parar para pensar em parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, e é urgente que façamos isso", disse o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
O grupo definiu que irá listar algumas ações pontuais de curto prazo para serem priorizadas pela Embratur e pelo Ministério do Turismo nas articulações com o setor privado, como a iluminação da Rodovia BR 101 Sul, novos voos intrarregionais e a promoção junto a operadoras de turismo.
A reunião também contou a presença do secretário de Turismo de Santa Catarina, Filipe Melo, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, que entregou ao presidente da Embratur os selos comemorativos do Centenário do Turismo no Paraná.
Durante o encontro, foram colocadas em pauta questões relacionadas à situação turística da região e à comercialização no Mercosul, ficando claro que a promoção no bloco é estratégica por conta da proximidade geográfica, mas que é preciso, também, extrapolar o Cone Sul e reativar a agenda da América Latina.
"Precisamos de vitórias simbólicas no turismo, mas não podemos ficar dependentes só do recurso público para isso, temos que contar também com a participação do privado. A Embratur quer ter o papel não só de promover o País, mas também de captar investimentos. Somos obrigados a parar para pensar em parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, e é urgente que façamos isso", disse o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
O grupo definiu que irá listar algumas ações pontuais de curto prazo para serem priorizadas pela Embratur e pelo Ministério do Turismo nas articulações com o setor privado, como a iluminação da Rodovia BR 101 Sul, novos voos intrarregionais e a promoção junto a operadoras de turismo.
A reunião também contou a presença do secretário de Turismo de Santa Catarina, Filipe Melo, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, que entregou ao presidente da Embratur os selos comemorativos do Centenário do Turismo no Paraná.