Da Redação   |   28/04/2015 19:49

Operadores comentam participação na GTM, na Alemanha

Terminou hoje a 41ª German Travel Market, que nesta edição destacou os “segredos” da Turingia, uma das seis regiões incorporada

ERFURT, ALEMANHA - Terminou hoje a 41ª German Travel Market, que nesta edição destacou os “segredos” da Turingia, uma das seis regiões incorporadas à Alemanha com a reunificação. Franquia da Lufthansa City Center em São Paulo e focada em Mice, a LT Travel fez parte da delegação brasileira. Flavio Costa, diretor administrativo da empresa, explica que, no segmento em que atua, é mais que fundamental ampliar o leque de fornecedores e reafirmar parcerias.

“Faço um trabalho para a Nürnbergmess, levo missões de empresários do Brasil para serem expositores ou visitantes. Mas atuo também em outros mercados. Frequento outras feiras com modelos parecidos, como a EIBTM, em Barcelona. Para mim, esse contato de olho no olho com o fornecedor é imprescindível para conseguirmos negociar boas condições para ambos os lados”, comenta.

Ingrid Schoenmaker, gerente de vendas da Holam Tour, agência de Holambra (SP) que se tornou Lufthansa City Center há cinco anos, ressalta a importância da GTM para o segmento que atua na composição de roteiros e viagens sob medida para diferentes perfis de clientes. “Temos uma equipe grande para uma agência do interior e lidamos com uma carteira de clientes que contempla corporativo e lazer. Mas nos especializamos também em montar pacotes de acordo com demandas dos clientes, em todo o mundo, o que acaba exigindo mais conhecimento. Eu já havia vendido para um cliente um pacote com Erfurt. Ao conhecer a cidade, comprovei que meu trabalho de pesquisa foi correto”, comenta Ingrid.

Pablo Bernhard, CEO da TT Operadora, destaca o crescimento da Deutsche Ban apresentado na GTM 2015. “Eles estão investindo muito, como as novas linhas de alta velocidade, e novas estratégias. Erfurt será um novo hub ferroviário, que juntará trens vindos de Frankfurt e Munique”, diz.

BRASILEIROS NA ALEMANHA
O Escritório de Turismo da Alemanha para Brasil e América do Sul, ligado ao Centro de Turismo Alemão (DZT), divulgou novos números com relação ao pernoite de brasileiros no país europeu. De janeiro a fevereiro deste ano, houve um aumento de 31% em pernoites. Segundo Margaret Grantham, diretora do Escritório de Turismo da Alemanha para Brasil e América do Sul, esse aumento representa 115 mil pernoites, comprovando um crescimento que vem sendo verificado desde julho de 2014.

Idione Particelli Rechinelli, diretora da Futura Turismo, observa que o brasileiro está começando a descobrir a Alemanha, principalmente depois da realização da Copa do Mundo no país.

“A Alemanha era muito fechada, e o brasileiro tinha muito receio da barreira do idioma. Mas a Alemanha fala inglês perfeitamente. Sempre tem muitas pessoas falando inglês, e brasileiro fala mais inglês hoje. Essa geração de 30 e poucos anos e a seguinte estão aproveitando muito melhor a Alemanha, que é um país que oferece programação para todas as idades e perfis”, destaca.

Com um público focado em pessoas na faixa de 50 e 70 anos, a Transmundi foi à GTM 2015 com o propósito de acrescentar atrações aos destinos clássicos da Alemanha, Munique, Frankfurt e Berlim. Miguel Andrade, diretor da Transmundi, comenta que ficou impressionado com a Turingia, especialmente com Erfurt e Weimar.

“Erfurt com certeza tem potencial para agradar diversos públicos. Mas este destino não se vende sozinho. O público brasileiro não comprar porque não conhece. Minha intenção é vender esses novos destinos para os brasileiros combinados aos clássicos”, diz Andrade, que afirmar elaborar, a cada viagem, um novo destino, sempre comercializado pela Transmundi.

“O que falta é conhecimento sobre cidades de menor porte que podem entrar nas rotas principais. Erfurt e Weimar têm histórias interessantíssimas, mas pouco conhecidas entre os brasileiros que viajam para a Alemanha e até para muitos agentes de viagens. Acho que o bacana da GTM é nos apresentar a verdadeira história da Alemanha, cultura, tradições e as cidades pequenas que, de um modo geral, não teríamos como conhecer. Alguns arredores são muito mais bonitos e ainda com muito apelo turístico, podendo ser incluídos em rotas com destinos que já são mais procurados”, opinou a vice-presidente da Associação das Agências Lufthansa City Center e BK21, Bárbara Pohlmann.

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