Antonio R. Rocha   |   19/10/2014 01:57

Festival de JPA quer Abracorp e Visit USA em 2015

Depois do apoio da Abav Nacioronal e da Braztoa, que inclusive trouxe associados para o evento, o Festival do Turismo de João Pessoa pretende contar com a parceria da Abracorp em sua quinta edição, no próximo ano. Outro foco para 2015 é fazer um corredor do Visit USA. A informação é de um dos direto

JOÃO PESSOA - Depois do apoio da Abav Nacioronal e da Braztoa, que inclusive trouxe associados para o evento, o Festival do Turismo de João Pessoa pretende contar com a parceria da Abracorp em sua quinta edição, no próximo ano. Outro foco para 2015 é fazer um corredor do Visit USA. A informação é de um dos diretores da feira, Breno Mesquita.

Já Cláudio Júnior, que também está à frente do Festival, aproveitou a entrevista coletiva para mostrar os números finais da feira. Segundo ele, 2.725 pessoas foram credenciadas, das quais cerca de mil operadores ou agentes de viagens. Em relação á edição do ano anterior, houve incremento de 15% no número geral de participantes.

As maiores caravanas de agentes de viagem, segundo Júnior, foram - pela ordem - Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Alagoas. Já o número de estandes, ainda de acordo com os organizadores, aumentou pouco: de 139 no ano passado para 147 neste ano.

DESTINOS NACIONAIS
O 5º Festival do Turismo de João Pessoa teve vários estandes de destinos nacionais, como Gramado, Canela, Caldas Novas e Ouro Preto, além de espaços de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Do Exterior, havia estandes no evento de empresas dos EUA, Panamá, México, Chile, Peru e República Dominicana.

Breno Mesquita, um dos organizadores, ressaltou que o interesse de destinos e países está na certeza de que vão encontrar agentes de viagem de quase todo o Nordeste. Daí, diz ele, a busca permanente pela qualificação, através das capacitações que neste ano foram realizadas em seis salas.

"Nosso evento é regional. E o Nordeste não é só receptivo. É emissor também, vale lembrar", disse Mesquita. Ele e Cláudio Júnior fizeram questão de declarar que o modelo do Festival do Turismo de João Pessoa se espelha no Festival do Turismo de Gramado.

APOIO DAS AÉREAS
Os organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa esperam também maior apoio das aéreas na quinta edição do evento, no próximo ano. "Precisamos de mais ADs para trazer agentes de viagem do Sul e Sudeste, assim como jornalistas", observa Bruno Mesquita, que também promete buscar maior participação de destinos e operadoras do exterior.

"Já escolhemos algumas feiras internacionais de turismo, sobretudo na Europa, para visitar e tentar atrair negócios", comenta.

Em relação ao horário da feira - alguns expositores pediram para o evento começar mais cedo -, Mesquita disse que a ideia inicial é manter o início ás 17h. "Queremos deixar a manhã e uma parte da tarde para os participantes do Festival serem turistas em João Pessoa. E também não pretendemos aumentar a feira em mais um dia", salienta.

CENTRO DE CONVENÇÕES
O Centro de Convenções Ronaldo da Cunha Lima, na capital paraibana, que abrigou o 5º Festival do Turismo de João Pessoa, estará totalmente concluído nos próximos meses. Os pavilhões em funcionamento, porém, já comportam feiras confortavelmente, com boa refrigeração, piso de qualidade e amplo espaço externo.

No caso do festival, também houve bom espaço nos corredores. O equipamento de João Pessoa é o segundo mais moderno do gênero no Nordeste, atrás apenas do Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza.

O equipamento, porém, é desproporcional á capacidade hoteleira da capital paraibana, que só dispõe de 11 mil leitos. Neste final de semana, por exemplo, alguns hotéis tiveram overbooking, já que, além do Festival, a cidade abrigou um Congresso de Cirurgia Vascular e Angiologia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados