Fabíola Bemfeito   |   06/05/2014 18:13

Investimento estrangeiro é tema na abertura da Fit Cuba

HAVANA – Aberta pelo ministro de Turismo de Cuba, Manuel Marrero Cruz, e com a presença do secretário geral da OMT, Taleb Rifai, e da ministra de Promoção Turística da França, começou hoje em Havana a Feira Internacional de Turismo (Fit) Cuba

HAVANA – Aberta pelo ministro de Turismo de Cuba, Manuel Marrero Cruz, e com a presença do secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, e da ministra de Promoção Turística da França, Fleur Pellerin, começou hoje em Havana a Feira Internacional de Turismo (Fit) Cuba. A França é o país convidado. Marrero Cruz destacou o novo momento de Cuba, com a inclusão de 10 mil novos apartamentos de hotéis que estão em construção na atualidade. Também lembrou os 500 anos de diversas cidades cubanas, que fazem promoção conjunta nas feiras, entre elas Havana e Trinidad.

Mas o principal tom de seu discurso foram mesmo as novas oportunidades de investimento estrangeiro geradas pela abertura, ainda que lenta, da economia cubana, que permite empresas mistas – em sua maioria com domínio acionário do governo. Marrero Cruz lembrou, porém, que com a nova lei já é possível a empresas se instalarem em Cuba com a totalidade dos investimentos e 100% de controle estrangeiro. "Há muito menos burocracia e atração para se investir em Cuba", disse. Os impostos sobre os lucros, por exemplo, estão menores - hoje são de 15%, antes eram de 30%.

Além dos hotéis tradicionais, que não param de abrir no país, há outros equipamentos turísticos e modalidades que Cuba quer incentivar dentro desse novo momento e formato. Entre eles, campos de golfe, hotéis butique, parques temáticos e marinas. Mas a maior surpresa da abertura da feira parece ter sido mesmo a presença do secretário geral da OMT, passando uma mensagem sobre como o mundo começa a enxergar as mudanças na economia do país comandando por Raul Castro.

Após a abertura oficial do evento, que aconteceu no Hotel Nacional, um dos mais tradicionais de Havana, a Fit Cuba continuou na parte da tarde com estandes na fortaleza de la Cabaña, um dos marcos de Havana Vieja, centro histórico da capital cubana. Vale ressaltar, porém, um componente muito mais receptivo que emissivo na feira, como se espera pelo fato de o cubano viajar muito pouco. Por conta disso, a Fit é, mais que uma feira de turismo, uma celebração da cultura cubana. Por onde desfilam runs, charutos, artesanatos, gastronomia e tambores ao som de muita Guantanamera.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Abav Nacional e do Ministério de Turismo de Cuba, com hospedagem no Meliá Habana e assistência internacional GTA e Travel Ace

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados