Rodrigo Vieira   |   27/03/2014 11:52

OMT discutirá turismo acessível em San Marino

A República de San Marino, juntamente com a Organização Mundial do Turismo (OMT), pretendem discutir sobre a acessibilidade de deficientes físicos no setor. Trata-se da Primeira Conferência Européia sobre Turismo Acessível, anunciado para 19 de novembro, em San Marino.

A República de San Marino, juntamente com a Organização Mundial do Turismo (OMT), pretendem discutir sobre a acessibilidade de deficientes físicos no setor. Trata-se da primeira Conferência Europeia sobre Turismo Acessível, anunciado para 19 de novembro, em San Marino.

O evento pretende debater como manter e melhorar a qualidade, a sustentabilidade e a competitividade no turismo acessível. A proposta é procurar as medidas adequadas para garantir que deficientes físicos possam ter, de maneira igualitária, acesso aos espaços físicos, meios de transporte, informação e instalações abertas ao público.

Ao firmar o acordo com Teodoro Lonfernini, ministro do Turismo de San Marino, Taleb Rifai, secretário geral da OMT, afirmou que o turismo acessível é algo que deve ser visto como obrigatório. “É algo que beneficia a todos”, explicou. “Devemos ir adiante por um avanço na questão de direitos humanos e oportunidades das pessoas com deficiência. Essa é uma ocasião propícia e um dever de todos.”

Lonferini ressaltou a oportunidade e o bom momento em que o fórum aparece. “A acessibilidade se tornou um aspecto fundamental do turismo. Muitos países estão dando atenção especial ao tema, inclusive adaptando legislações do setor de turismo”, disse. “San Marino está sendo presenteada pela OMT por poder sediar o evento de tanta importância.” Segundo a Organização Mundial da Saúde, 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência física, mental e sensorial. Em seus esforços para integrar a acessibilidade no setor do turismo, a OMT trabalha ao lado de associações de deficientes físicos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados