Alex Souza   |   28/06/2012 11:39

México divulga gastronomia maia e cozinha mexicana

Com o apoio do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), o Ministério da Agricultura do país promoveu um jantar na noite de ontem (quarta, 27), em São Paulo, para promover a gastronomia maia

Com o apoio do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), o Ministério da Agricultura do país promoveu um jantar na noite de ontem (quarta, 27), em São Paulo, para promover a gastronomia mexicana com destaque para a cozinha maia. O evento faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo governo mexicano com o objetivo de divulgar a cozinha do país, que em 2010 foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

De acordo com o diretor geral do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Alfonso Campos, o país tem se empenhado ao máximo, com todos os argumentos e políticas apropriadas, para o reconhecimento da gastronomia mexicana como um dos mais importantes elementos do patrimônio cultural do país. “As formas originais de nossa cozinha, cuja base imprescindível é o milho, a pimenta, o feijão e outros produtos, são o eixo singular que molda a identidade cultural e unifica a diversidade que caracteriza a nação. Os modos e práticas culinárias são também um fator de coesão social e constituem a base essencial de seu desenvolvimento sustentável”, afirma Campos.

A diretora do CPTM no Brasil, Diana Pomar, aproveitou a ocasião para divulgar entre os convidados as 18 rotas gastronômicas do México: “Elas contam com a participação de 500 chefs e incluem 1,5 mil pratos e bebidas mexicanas. O Ministério do Turismo do México está divulgando estas rotas por meio de operadoras”.

Veja fotos do jantar clicando em "Ver Álbum".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados