"Revenue é muito mais que antecedência" diz Klaus
O Chapter Brazil do Meeting Professionals International (MPI), comunidade global de profissionais do segmento de eventos, cujos associados somam mais de 23 mil empresas em todo o mundo, realizou hoje pela manhã uma palestra sobre yield management.
O Chapter Brazil do Meeting Professionals International (MPI), comunidade global de profissionais do segmento de eventos, cujos associados somam mais de 23 mil empresas em todo o mundo, realizou hoje pela manhã uma palestra sobre yield management no Sheraton São Paulo. O diretor de Marketing e Vendas da Transamérica Hospitality Group, Heber Garrido, e o diretor de Vendas da Tam, Klaus Kühnast, ministraram palestras sobre estratégias de preços, ofertas de serviços e segmentação.
Com 12 anos de Tam, sendo quase oito ocupando o cargo de diretor de Vendas da aérea, Kühnast falou que sua área é a que mais briga com o pessoal de revenue management. “A equipe de vendas é a maior defensora dos clientes de vocês, sempre buscando boas opções e tarifas”, disse. Segundo o executivo, o revenue management deixou de ser apenas antecedência na emissão de bilhetes. “Hoje as tarifas variam de acordo com o destino, demanda, concorrência e outros fatores”, falou.
Kühnast ainda ressaltou a importância do setor para a empresa. "Grupos de eventos e incentivos sempre serão uma grande receita para as companhias aéreas", afirma. Segundo ele, 30% da receita da Tam vem do canal direto (site, loja, quiosques, call center e sites afiliados) com os clientes. O restante (70%) é oriundo de agências corporativas, consolidadoras, operadoras e OTA´s.
E NOS HOTÉIS?
Responsável por falar sobre o revenue em hotelaria, Heber Garrido afirmou que o relacionamento pode ser fundamental. “Não se limitem a conhecer apenas o gerente de Vendas. Sim, ele é muito importante. Porém, tenham também o contato do gerente de Revenue Management”, disse. Para ele, sua participação no evento teve como principal objetivo difundir a ideia da existência de um relacionamento claro entre fornecedores e clientes. “Se os organizadores de eventos tiverem a consciência e entender de como é feito o trabalho de gerenciamento de preços, o resultado será melhor e os dois lados sairão satisfeitos”, disse.
Para o presidente do MPI Brazil para o biênio 2013/2014, Sidney Alonso, o evento mostrou a cara que a associação que dar para os seus associados. “Estamos saindo daqui com um conteúdo muito bom. Muitos organizadores reclamam da dificuldade de preços e negociações. Nosso objetivo aqui foi apresentar o lado dos nossos fornecedores e mostrar como eles trabalham”, concluiu.
Com 12 anos de Tam, sendo quase oito ocupando o cargo de diretor de Vendas da aérea, Kühnast falou que sua área é a que mais briga com o pessoal de revenue management. “A equipe de vendas é a maior defensora dos clientes de vocês, sempre buscando boas opções e tarifas”, disse. Segundo o executivo, o revenue management deixou de ser apenas antecedência na emissão de bilhetes. “Hoje as tarifas variam de acordo com o destino, demanda, concorrência e outros fatores”, falou.
Kühnast ainda ressaltou a importância do setor para a empresa. "Grupos de eventos e incentivos sempre serão uma grande receita para as companhias aéreas", afirma. Segundo ele, 30% da receita da Tam vem do canal direto (site, loja, quiosques, call center e sites afiliados) com os clientes. O restante (70%) é oriundo de agências corporativas, consolidadoras, operadoras e OTA´s.
E NOS HOTÉIS?
Responsável por falar sobre o revenue em hotelaria, Heber Garrido afirmou que o relacionamento pode ser fundamental. “Não se limitem a conhecer apenas o gerente de Vendas. Sim, ele é muito importante. Porém, tenham também o contato do gerente de Revenue Management”, disse. Para ele, sua participação no evento teve como principal objetivo difundir a ideia da existência de um relacionamento claro entre fornecedores e clientes. “Se os organizadores de eventos tiverem a consciência e entender de como é feito o trabalho de gerenciamento de preços, o resultado será melhor e os dois lados sairão satisfeitos”, disse.
Para o presidente do MPI Brazil para o biênio 2013/2014, Sidney Alonso, o evento mostrou a cara que a associação que dar para os seus associados. “Estamos saindo daqui com um conteúdo muito bom. Muitos organizadores reclamam da dificuldade de preços e negociações. Nosso objetivo aqui foi apresentar o lado dos nossos fornecedores e mostrar como eles trabalham”, concluiu.