BTL estende vitrine aos países de língua portuguesa
A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) apresentou neste final de semana uma prévia da estratégia que coloca em prática a partir de 2012 para transformar o evento na "maior vitrine de destinos turísticos de língua portuguesa
LISBOA - A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) apresentou neste final de semana uma prévia da estratégia que coloca em prática a partir de 2012 para transformar o evento na "maior vitrine de destinos turísticos de língua portuguesa. "A 24ª edição, que acontece de 29 de fevereiro e 4 março, dará mais espaço promocional não apenas ao Brasil – que este ano participa como destino internacional convidado – como também a Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, como forma de ampliar e diversificar a oferta da feira e assim estimular a presença de maior número de buyers internacionais.
Para alcançar o objetivo, a BTL está contando com o empenho máximo das representações turísticas dos sete países em agregar o maior número possível de atrações e destinos. O Brasil, particularmente, deverá participar novamente como a maior representação estrangeira ocupando área bruta de 1,5 mil metros quadrados, superior aos mil metros quadrados do cooperado dos Açores, o maior entre os destinos domésticos, seguido pela Ilha da Madeira e o Algarve.
O Alentejo, como destino nacional convidado, também deverá ser beneficiado com a ampliação da visibilidade e das oportunidades promocionais nesta edição da feira.
PEQUENOS EXPOSITORES
Ainda dentro da oferta doméstica, esta BTL inova também ao dedicar uma área exclusiva – menor e a preços mais reduzidos – a pequenos e médios empreendimentos, que antes e diante das condições normais de comercialização nunca puderam participar como expositores.
Como resultado dos esforços conjuntos entre a organização e os expositores, a expectativa é de que esta BTL atraia público de 74 mil visitantes, entre profissionais e consumidores, que a exemplo do ano passado terão a chance de adquirir produtos turísticos com desconto ou condições promocionais, iniciativa que trouxe bons resultados, segundo a diretora de área de Feiras da FIL, Fátima Vila Maior.
Os três primeiros dias, no entanto, continuam dedicados estritamente ao público profissional, de que fazem parte agentes de viagens e tour operators locais e internacionais e 400 buyers convidados selecionados e transportados com apoio da Tap Portugal, como resultado de um estreitamento na parceria da aérea com a organização da feira, formalizada em novembro, durante o último Festival de Turismo de Gramado. Do Brasil já está confirmada a participação dos 81 operadores associados à Braztoa, que respondem pela comercialização de cerca de 85% dos pacotes turísticos internacionais vendidos no Brasil e 18% dos bilhetes aéreos.
Ainda de acordo com a organização, entre os 990 expositores devem constar 27% mais empresas estreantes e 43 destinos internacionais. Já o público profissional deve dividir-se entre 38 mil visitantes nacionais e 2,8 mil estrangeiros.
Para alcançar o objetivo, a BTL está contando com o empenho máximo das representações turísticas dos sete países em agregar o maior número possível de atrações e destinos. O Brasil, particularmente, deverá participar novamente como a maior representação estrangeira ocupando área bruta de 1,5 mil metros quadrados, superior aos mil metros quadrados do cooperado dos Açores, o maior entre os destinos domésticos, seguido pela Ilha da Madeira e o Algarve.
O Alentejo, como destino nacional convidado, também deverá ser beneficiado com a ampliação da visibilidade e das oportunidades promocionais nesta edição da feira.
PEQUENOS EXPOSITORES
Ainda dentro da oferta doméstica, esta BTL inova também ao dedicar uma área exclusiva – menor e a preços mais reduzidos – a pequenos e médios empreendimentos, que antes e diante das condições normais de comercialização nunca puderam participar como expositores.
Como resultado dos esforços conjuntos entre a organização e os expositores, a expectativa é de que esta BTL atraia público de 74 mil visitantes, entre profissionais e consumidores, que a exemplo do ano passado terão a chance de adquirir produtos turísticos com desconto ou condições promocionais, iniciativa que trouxe bons resultados, segundo a diretora de área de Feiras da FIL, Fátima Vila Maior.
Os três primeiros dias, no entanto, continuam dedicados estritamente ao público profissional, de que fazem parte agentes de viagens e tour operators locais e internacionais e 400 buyers convidados selecionados e transportados com apoio da Tap Portugal, como resultado de um estreitamento na parceria da aérea com a organização da feira, formalizada em novembro, durante o último Festival de Turismo de Gramado. Do Brasil já está confirmada a participação dos 81 operadores associados à Braztoa, que respondem pela comercialização de cerca de 85% dos pacotes turísticos internacionais vendidos no Brasil e 18% dos bilhetes aéreos.
Ainda de acordo com a organização, entre os 990 expositores devem constar 27% mais empresas estreantes e 43 destinos internacionais. Já o público profissional deve dividir-se entre 38 mil visitantes nacionais e 2,8 mil estrangeiros.
*Fonte: Especial para o Portal PANROTAS, viagem a convite da BTL