Rhaiane Sodré   |   11/10/2011 17:27

Pan-americano no Rio inspirou evento no México

A três dias do início dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, no México, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, reforçou que a realização dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2007, teve grande importância para a vitória da candidatura Olí

A três dias do início dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, no México, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, reforçou que a realização dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2007, teve grande importância para a vitória da candidatura olímpica da cidade.

Por causa dos Jogos Pan-americanos de 2007, o Rio foi a cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2016 que menos precisaria construir novas instalações esportivas, podendo se concentrar nas melhorias de infraestrutura. Graças à utilizaçao de todos os equipamentos dos Jogos Pan-americanos de 2007, 47% das instalações do Rio 2016 já existem (25% serão temporárias e apenas 28% terão de ser construídas).

O governador do Estado de Jalisco, Emilio González Márquez, cuja capital é a cidade-sede dos jogos deste ano, reconheceu o bom desempenho do Rio. “O destino levou os Jogos Pan-americanos a um outro patamar, que é difícil de superar. Todos lembram de instalações como o Estádio João Havelange, de nível olímpico”, disse.

Já o diretor geral do Comitê Organizador dos Jogos de Guadalajara (Copag), Carlos Andrade Garín, declarou ter se inspirado no Rio e que espera uma contribuição do Pan-americano para Guadalajara. “Por causa dos Jogos do Rio, mudamos nosso plano inicial e, em vez de seis, resolvemos construir 23 instalações esportivas”, explicou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados