Fabíola Bemfeito   |   09/06/2010 14:43

Comitê diz que Morumbi não desistiu da Copa em SP

A polêmica em torno do estádio de São Paulo para a Copa 2014 - o Morumbi foi apontado como a arena oficial de São Paulo pelo governo do Estado e prefeitura -, mas a CBF segue dizendo que o estádio não terá condições de receber o evento mesmo a partir das reformas de adequação prometidas pelo SP

A polêmica em torno do estádio de São Paulo para a Copa 2014 continua. O Morumbi foi apontado como a arena oficial de São Paulo pelo governo do Estado e prefeitura, mas a CBF segue dizendo que o estádio não terá condições de receber jogos decisivos do evento (como a abertura da Copa, por exemplo) mesmo com as reformas de adequação prometidas pelo São Paulo F.C., dono do empreendimento. A decisão final, porém, caberá à Fifa, que é quem organiza o mundial.

A cidade de São Paulo pleiteia a abertura do evento e há uma série de exigências para o estádio que sedia o primeiro jogo da competição, o que o Comitê da Copa em SP garante estar sendo contemplado com o projeto do SPFC. A CBF corre por fora e defende a construção de um novo estádio - recentemente ganhou força uma arena na região de Pirituba, que já vem sendo chamada de Piritubão.

Um dos pontos polêmicos entre muitos é o fato de que a nova arena teria capacidade para 45 mil torcedores, número abaixo do que a Fifa exige para o jogo de abertura - mas ainda assim vem sendo defendida pela CBF, segundo informou o jornalista Juca Kfouri em seu blog.

Enquanto isso, o Comitê da Copa em SP afirma que a cidade tem outras prioridades ligadas à infraestrutura da metrópole para o evento e que não pretende usar a verba pública para a construção de arenas - a reforma no Morumbi seria executada pelo próprio SP com parceiros.

Hoje, em meio a afirmações de que o Morumbi teria desistido de sediar os jogos decisivos a partir de mudanças no projeto, o Comitê da Copa em São Paulo, que é liderado pelo presidente licenciado da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, enviou nota oficial sobre o tema. Veja o que diz o comunicado:

"A respeito do projeto paulista para a Copa do Mundo de 2014, informamos que o Comitê Executivo São Paulo para a Copa de 2014 vai continuar apoiando o Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) como sede dos jogos do mundial de 2014 em São Paulo. Na próxima segunda-feira (14), um novo projeto de requalificação do Estádio do Morumbi será enviado ao Comitê Organizador Local (LOC) da Fifa.

Ainda que seja escolhido um projeto diferente do que o anteriormente apresentado, o que ainda não está acertado, isso não quer dizer que o Comitê Executivo São Paulo desistiu de ter o Morumbi como sede do jogo de abertura da Copa de 2014, inclusive porque a decisão será apenas a partir de 2011.

É importante ressaltar ainda que o Comitê São Paulo confia que o Morumbi será credenciado para abrigar jogos decisivos da Copa e acredita que, até 2014, não apenas será aprovado por toda a organização do evento, como estará entre os três melhores estádios do País."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados