Antonio R. Rocha   |   03/05/2010 13:00

Novos charteres para NE são negociados na BNTM

A 19 BNTM (Brazil National Tourism Mart), encerrada ontem em Porto de Galinhas (PE), voltou a discutir - e muito - a questão dos voos charteres.

A 19 BNTM (Brazil National Tourism Mart), encerrada ontem em Porto de Galinhas (PE), voltou a discutir - e muito - a questão dos voos charteres. Em quase todos os estandes do Nordeste havia conversas com operadores no sentido de implantar voos fretados para os destinos (sobretudo Porto Seguro, Porto de Galinhas, Natal e Fortaleza), fato que não agrada às companhias aéreas, sobretudo Tam e Tap, que estão aumentando sua malha aérea internacional para o Brasil.

O Rio Grande do Norte, por exemplo, encaminhou algumas possibilidades de charter (embora nenhum negócio tenha sido fecado). A operadora peruana Tika Suarez, da Tika Group, de Lima, no Peru, pretende trabalhar para que Natal seja escala de um dos três voos semanais da Air Europa na rota Lima-Madri. Os primeiros passos foram definidos: viagens de familiarização de agentes de viagem e jornalistas nos dois sentidos (natalenses em Lima e peruanos em Natal).

Já um pool de quatro operadoras argentinas - TopDest, Eurovips, Thesys e Interlands - se reuniu com secretários de Turismo de Natal, Pipa e do RN, além de representantes da hotelaria potiguar, no estande do RN na BNTM. Eles querem implantar um charter semanal de Buenos Aires para Natal entre outubro deste ano e abril de 2011. Mas querem contrapartida do Governo. Ou seja: apoio às promoções.

Outra possibilidade que teve prosseguimento nas negociações durante a BNTM vem da operadora Terra Brasil, de Portugal, que pretende manter um charter semanal permanente de Lisboa para Natal. Hoje, os voos são sazonais. Concentram-se basicamente na alta estação de Portugal, de julho a setembro. O diretor da Terra Brasil, Eduardo Pinto Lopes, também condiciona a operação permanente ao apoio governamental a ações de marketing e promoções.

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