Darlene Mello   |   30/04/2010 00:26

Veja mais fotos da BNTM 2010, em Porto (PE)

Não houve excesso de discursos na solenidade de abertura da 19ª BNTM, esta noite noite, em Porto de Galinhas (PE). O prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim Filho, anunciou que a presidente da Embratur, Jeanine Pires, receberá em breve o título de cidadã honorária do município

PORTO DE GALINHAS - Não houve excesso de discursos na solenidade de abertura da 19ª BNTM, esta noite noite, em Porto de Galinhas (PE). O prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim Filho, anunciou que a presidente da Embratur, Jeanine Pires, receberá em breve o título de cidadã honorária do município que abrange Porto de Galinhas. O discurso de Jeanine, por sua vez, foi em inglês, voltado para os buyers. Ela foi breve: deu apenas as boas-vindas aos operadores internacionais.

O presidente da Fundação CTI Nordeste e secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, se alongou um pouco mais. Ele lembrou que participou das primeiras BNTMs e, nesta décima-nona versão do evento, estava muito satisfeito, pois detectava o comprometimento dos governantes e dos secretários do Turismo. Bismarck lembrou que turismo não é feito só de promoções.

"Turismo também é rodovia, é infraestrutura, é saneamenro básico. E hoje o poder público encara a atividade de outra forma, interagindo com essas necessidades vitais", ressaltou.
O representante do Ministério do Turismo, Mário Moysés, secretário executivo do MTur, ressaltou em seu discurso a capacitação e a melhoria dos serviços que o Nordeste ganhará com a Copa do Mundo de 2014.

Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que preside o PSB, partido que faz parte da base de apoio ao presidente Lula, começou seu discurso tendendo para a política, falando na maior inclusão social que o País já teve na história. Depois, Campos enveredou pelo turismo e lembrou que o Nordeste estava começando sua década mais importante.

"O turismo é responsável por 10% do PIB mundial. Mas no Brasil o turismo não chega a esse patamar. Mas vamos chegar lá. Se hoje o mundo está de olho no Brasil, por sua desenvoltura econômica, o Brasil está de olho no Nordeste, pelo mesmo motivo. O Nordeste é a região do Brasil que mais cresce. Os 55 milhões de nordestinos deixaram de ser atores coadjuvantes para se tornarem atores globais", observou o governador.

A festa de abertura lembrou o réveillon brasileiro e foram distribuídas camisetas brancas e sandálias havaianas aos convidados. Várias autoridades vestiram-se de branco. A comida, típica nordestina, estava farta e de qualidade. A decoração, impecável.

Os trabalhos começam amanhã às 9h30, com rodadas de negócios entre buyers e suppliers – parada para almoço entre 12h15 e 14h e nova rodada de negócios de 14h20 até as 18h. À noite, a festa de encerramento será oferecida pelo Estado do Rio Grande do Norte, que sediará a BNTM 2011.





(texto Antonio Roberto Rocha e Darlene Mello - fotos Darlene Mello)


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da BNTM

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados