Gestora, Abav-ES impulsiona carnaval capixaba
A união de ações público-privada deram ao carnaval do Espírito Santo outro aspecto. Em nove anos, o evento deixou de ser uma atração apenas para o público local para se tornar um produto turístico, atraindo visitantes de todas as partes do globo
A união de ações público-privada deu ao carnaval do Espírito Santo outro aspecto. Em nove anos, o evento deixou de ser uma atração apenas para o público local para se tornar um produto turístico, atraindo visitantes de todas as partes do globo. O sucesso da empreitada tem três personagens principais: a prefeitura de Vitória (por meio da Secretaria de Cultura), a Liga Espiritossantense de Escolas de Samba (Lieses) e a Abav-ES, esta última, por exemplo, nos últimos três anos é a responsável pela gestão comercial e de acesso ao carnaval.
O presidente da entidade representante dos agentes de viagens, Edson Ruy, conta que algumas mudanças foram determinantes para se chegar ao patamar atual.
“Antecipar a data do evento para uma semana antes do carnaval tradicional foi um divisor de águas, pois trouxe o público para dentro do Sambão do Povo, que é o nosso sambódromo. Os investimentos das prefeituras nas escolas de samba, principalmente em Vitória, possibilitou a reabilitação do samba em seu berço, nas comunidades. Além disso, a partir do momento em que se viu o carnaval como uma indústria que gera renda e empregos e se investiu em um modelo de organização descentralizado, que incluía a Liga das Escolas de Samba, o carnaval capixaba começou a tomar a forma que tem atualmente, com qualidade, competência e planejamento”, explica o dirigente, completando que outro passo importante foi a criação do produto “Carnaval Capixaba”.
O projeto virou realidade com a instalação do Camarote do Turismo “Viva Vitória”. Ruy conta que o espaço possibilitou a divulgação do destino e ofereceu mais uma opção de produto ao turista. No ano passado, visitantes da Suíça, da Itália, da Alemanha, da Argentina, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás marcaram presença no camarote. Este ano, as expectativas são ainda melhores.
“A demanda está bem maior este ano. Já vendemos mais de 80% das entradas para o camarote e vamos receber turistas de várias partes do País, além de visitantes vindos dos Estados Unidos, da Argentina, da Itália e de Portugal”, contabiliza o diretor de Receptivo da Abav-ES, Paulo Renato Fonseca Jr.
O Camarote do Turismo disponibiliza estrutura especial aos foliões, com segurança, bar exclusivo, roda de samba nos intervalos das apresentações, banheiros privados com acessibilidade, fotografias e pinturas de rosto, concurso de fantasia e sala de descanso e massagem. Há ainda a opção de contratar transporte exclusivo de ida e volta, de van ou escuna.
Durante os dois dias de folia (5 e 6 de fevereiro), o carnaval capixaba promete reunir aproximadamente 18 mil pessoas. Somente nas arquibancadas serão 7,5 mil foliões, por noite, assistindo aos desfiles das escolas de samba - 600 a mais, na comparação com o ano passado.
O número de camarotes também aumentou, e mesmo assim foram vendidos em apenas 12 minutos. O sucesso se repetiu durante a comercialização das 100 mesas disponibilizadas, vendidas em 15 minutos.
O presidente da entidade representante dos agentes de viagens, Edson Ruy, conta que algumas mudanças foram determinantes para se chegar ao patamar atual.
“Antecipar a data do evento para uma semana antes do carnaval tradicional foi um divisor de águas, pois trouxe o público para dentro do Sambão do Povo, que é o nosso sambódromo. Os investimentos das prefeituras nas escolas de samba, principalmente em Vitória, possibilitou a reabilitação do samba em seu berço, nas comunidades. Além disso, a partir do momento em que se viu o carnaval como uma indústria que gera renda e empregos e se investiu em um modelo de organização descentralizado, que incluía a Liga das Escolas de Samba, o carnaval capixaba começou a tomar a forma que tem atualmente, com qualidade, competência e planejamento”, explica o dirigente, completando que outro passo importante foi a criação do produto “Carnaval Capixaba”.
O projeto virou realidade com a instalação do Camarote do Turismo “Viva Vitória”. Ruy conta que o espaço possibilitou a divulgação do destino e ofereceu mais uma opção de produto ao turista. No ano passado, visitantes da Suíça, da Itália, da Alemanha, da Argentina, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás marcaram presença no camarote. Este ano, as expectativas são ainda melhores.
“A demanda está bem maior este ano. Já vendemos mais de 80% das entradas para o camarote e vamos receber turistas de várias partes do País, além de visitantes vindos dos Estados Unidos, da Argentina, da Itália e de Portugal”, contabiliza o diretor de Receptivo da Abav-ES, Paulo Renato Fonseca Jr.
O Camarote do Turismo disponibiliza estrutura especial aos foliões, com segurança, bar exclusivo, roda de samba nos intervalos das apresentações, banheiros privados com acessibilidade, fotografias e pinturas de rosto, concurso de fantasia e sala de descanso e massagem. Há ainda a opção de contratar transporte exclusivo de ida e volta, de van ou escuna.
Durante os dois dias de folia (5 e 6 de fevereiro), o carnaval capixaba promete reunir aproximadamente 18 mil pessoas. Somente nas arquibancadas serão 7,5 mil foliões, por noite, assistindo aos desfiles das escolas de samba - 600 a mais, na comparação com o ano passado.
O número de camarotes também aumentou, e mesmo assim foram vendidos em apenas 12 minutos. O sucesso se repetiu durante a comercialização das 100 mesas disponibilizadas, vendidas em 15 minutos.