Claudio Schapochnik   |   07/10/2009 17:42

Palestras são destaques do 21º Fórum Mundial da IFTTA

O 21º Fórum Internacional de Advogados das Viagens e do Turismo (IFTTA), realizado pela primeira vez no Brasil, terminou hoje

O 21º Fórum Internacional de Advogados das Viagens e do Turismo (IFTTA), realizado pela primeira vez no Brasil, terminou hoje. A programação de palestras foi o grande destaque, e os debates giraram em torno das questões legais do turismo no Brasil e no mundo.

O secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Patrice Tedjini, afirmou, na abertura do evento, que o Brasil é o “primeiro país em turismo na América Latina”, além disso, também é muito ativo na Organização das Nações Unidas (ONU). O co-presidente do IFTTA na Áustria, Michael Wukoschitz, concordou com Tedjini e completou que “em relação ao turismo, o Brasil tem muito que oferecer”. Wukoschitz falou da responsabilidade do operador de viagens por acidentes, comparando cases da Áustria, da Alemanha e do Reino Unido.

Juiz de direito brasileiro, Marco Fábio Morsello comentou que “o sistema tem a necessidade de universalizar as leis”. Sua palestra teve como tema a responsabilidade civil no transporte aéreo, assunto do livro homônimo de sua autoria. Iris Zhang, da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim, China, tratou da dificuldade de seu país no que se refere ao turismo e às viagens, passando pela deficiência da legislação com relação à função punitiva e a falta de medidas preventivas por parte dos viajantes. Relacionando turismo e economia, o diretor da Secretaria de Turismo da Argentina, Santiago Aramburu, comentou sobre o que acontece com os anúncios publicitários de turismo em uma economia crescente.

Um dos destaques do evento foi a palestra de Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, que expôs os benefícios da Lei Geral de Turismo. Para encerrar a semana de palestras e debates, José Fosman, presidente emérito do IFTTA de Israel, falou sobre o destino do direito de viagens na atualidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.