Felipe Niemeyer   |   02/10/2009 08:20

COI elogia apresentação final do Rio para 2016

O Rio de Janeiro é, neste momento, a terceira cidade a finalizar a sua apresentação.

Antes da escolha final da cidade que irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016, cada cidade fará uma apresentação de 45 minutos, seguida de uma sessão de 15 minutos para perguntas. O Rio de Janeiro é, neste momento, a terceira cidade a finalizar a sua apresentação. A primeira foi Chicago, a segunda, Tóquio, e a quarta, Madri, prevista para as 9h45 de Brasília. Na equipe de apresentação estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o membro decano do COI e ex-presidente da Fifa, João Havelange; o governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório e a iatista Isabel Swan (bronze em Pequim 2008) e o Rei Pelé.

Durante sua apresentação o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o poder de transformação social que os jogos poderão trazer para o País a possibilidade da integração de todo um continente em torno do esporte. “Damos todas as garantias e estamos conscientes do legado. O Brasil vive um excelente momento com uma economia organizada e pujante, com clima de liberdade e democracia”, disse. Ainda de acordo com Lula, “as portas do Brasil estão abertas para a maior festa do mundo, em uma das mais belas e acolhedoras cidades”. O Rio está pronto e precisamos agora é do apoio e a visão de futuro do COI, para que nos dêem essa chance. Vocês não vão se arrepender”, acrescentou, dizendo que os jogos são um desejo de todo o País.

A apresentação foi bastante elogiada pelos membros do COI. As perguntas dos membros do COI foram referentes a controle de dopping, o legados dos jogos, questões relativas a hospedagem e garantias financeiras. Os defensores da candidatura do Rio ofereceram todas as garantias de que o Rio está preparado para atender todas as questões e fizeram uma apresentação técnica e emocionante. Sobre a hospedagem em navios, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, disse que já estão garantidos 49 mil quartos e que cerca de oito navios (e 8 mil quartos) irão complementar a oferta. O governador Sérgio Cabral disse que o principal legado dos jogos será imaterial, no caso, a auto-estima do povo.

O resultado final será anunciado por volta de 13h30. O Rio segue como uma das favoritas. Ao todo são 106 membros do COI e 97 com direito a voto. São três etapas de votação que seguem por eliminação. Para ganhar, é preciso ter 50% dos votos mais uma.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados