Louvre Abu Dhabi será aberto em novembro
O projeto foi criado após acordo entre Paris e Abu Dhabi, que receberá empréstimos de obras e exposições
Após anos de atraso, o Louvre Abu Dhabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos, será aberto ao público em 11 de novembro. O museu universal, que compartilha histórias entre civilizações e culturas, é o primeiro do gênero no mundo árabe. O arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, foi o responsável pelo projeto, que tem águas do mar do Golfo Pérsico preenchendo o edifício.
“O Louvre Abu Dhabi incorpora a nossa crença de que as nações prosperam em diversidade e aceitação, com uma narrativa que enfatiza como o mundo sempre foi interligado", diz o presidente da Abu Dhabi Tourism & Culture Authority, Mohamed Khalifa Al Mubarak. “O museu representa a mais recente inovação em uma longa tradição de preservação cultural alimentada pelos líderes fundadores dos EAU”, completa.
Quando a luz solar passa pela cúpula de 180 metros, composta por quase oito mil estrelas de metal, cria-se uma "chuva de luz", que lembra o efeito produzido pelas palmeiras sobrepostas dos Emirados Árabes.
A coleção do museu receberá obras de arte, artefatos e empréstimos de 13 museus e instituições francesas, além de exposições temporárias. O projeto surgiu de um acordo intergovernamental assinado em 2007, entre Paris e Abu Dhabi, que terá duração de 30 anos.
*Fonte: Breaking Travel News