Leonardo Ramos   |   22/02/2017 09:26

Rio de Janeiro é cidade mais congestionada do continente

De acordo com pesquisa da Tomtom, a capital fluminense é a cidade com pior trânsito do continente sul-americano, com 47% de congestionamento se comparado com tráfego normal; nível chega a 81% em horário de pico.

Pixabay
O Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada do País. Isto é o que aponta a Tomtom Trafick Index 2016, pesquisa que calcula o tempo a mais levado no trânsito em comparação a uma situação de tráfego completamente livre.

Segundo a Tomtom, que publica anualmente o relatório com informações detalhadas sobre as cidades com os maiores congestionamentos do mundo, os motoristas da capital fluminense devem se preparar para passar aproximadamente 47% mais tempo de sua locomoção parados no trânsito na comparação com vias livres.

Para piorar, a média sobe para 63% no período de maior tráfego matutino, e para 81% no pico do final do dia. Ainda segundo comunicado da empresa, os dados revelados podem significar um acréscimo de 164 horas de viagem por ano aos cariocas, se comparado a um trânsito completamente livre.

O Rio de Janeiro é ainda a cidade com maior congestionamento na América do Sul, seguido por Santiago (43%) e Buenos Aires (42%). Entre as cidades brasileiras, após a capital fluminense aparecem no ranking Salvador (40%), Recife (37%), Fortaleza (35%) e São Paulo (30%). A pesquisa avalia a situação do congestionamento de trânsito em 390 cidades, em 48 países de seis continentes.

RANKING GLOBAL
Em parâmetro global, a cidade maravilhosa aparece na oitava posição, atrás de metrópoles como Cidade do México (66%), Bangkok (61%) e Jacarta (58%), as três cidades mais congestionadas do mundo. Confira o ranking global abaixo:

ColocaçãoPaísCidadeNível de congestionamento
(comparado com situação de tráfego normal)
MéxicoCidade do México66%
Tailândia
Bangkok61%
IndonésiaJacarta58%
ChinaChongqing52%
RomêniaBucareste50%
TurquiaIstambul49%
ChinaChengdu47%
BrasilRio de Janeiro47%
TaiwanTainan46%
10ºChinaPequim46%

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados