Rio CVB tem proposta democrática e prevê nichos em 2017
Pelo que indica o presidente do órgão, Alfredo Lopes, o próximo ano deve ser democrático no sentido de ouvir a demanda dos mantenedores e a partir daí traçar objetivos.
O Rio CVB acaba de apresentar seu plano estratégico para 2017. Pelo que indica o presidente do órgão, Alfredo Lopes, o próximo ano deve ser democrático no sentido de ouvir a demanda dos mantenedores e a partir daí traçar objetivos. Um deles certamente será o de atrair turistas de nichos, isto é, incentivar viagens com públicos definidos como LGBT, esportistas, amantes de golfe, aventura, gastronomia, destino para casamento, entre outros.
"O planejamento foi elaborado com base na necessidade de nossos mantedores, conciliando ações que tragam oportunidades de negócios, fortaleçam a imagem da cidade como destino de lazer e negócios, além de incrementar o trabalho de promoção e captação de eventos que agreguem valor ao calendário da cidade", explicou Alfredo Lopes. “A estratégia de negócios obedece a um conceito de planejamento integrado, tendo a Fundação Rio CVB como polo aglutinador do setor turístico carioca em suas ações de marketing.”
Por conta disso, o Rio CVB pretende manter parcerias consolidadas em 2016, focadas em cada um dos nichos citados anteriormente. Roadshows, participação em feiras e convenções anuais das entidades associativas, presstrips e famtrips também estão nos planos do Rio CVB para manter o legado da Olimpíada deste ano, já que a Cidade Maravilhosa será a única cidade olímpica até 2020, como mencionou o presidente do COI, Thomas Bach, durante a realização do evento.
O planejamento, que foi entregue a todos os mantenedores, aborda, ainda, questões como room tax, pesquisas de mercado, dados gerais de visitantes, informações sobre a hotelaria carioca e as perspectivas do turismo no Rio de Janeiro para os próximos anos.