Brunna Castro   |   05/10/2016 20:41

Bordeaux mira revitalização e novas atrações turísticas

BORDEAUX – Visitar a França pode – e deve ir – muito além de Paris. É o que a cidade de Bordeaux, classificada como patrimônio da Unesco em 2007, vem tentando mostrar ao mercado turístico internacional.

Brunna Castro
Bordeaux, na França
Bordeaux, na França

BORDEAUX (FRANÇA) – Visitar a França pode – e deve – ir muito além de Paris. É o que a cidade de Bordeaux, classificada como patrimônio da Unesco em 2007, vem tentando mostrar ao mercado turístico internacional. Novas atrações e projetos de revitalização têm mudado a aparência das ruas da pequena cidade francesa de 243 mil habitantes e capital da região da Aquitânia, localizada no sudoeste do país. As principais temáticas trabalhadas pelo destino são o vinho, a gastronomia e as compras.

A restauração da cidade, promovida ao longo dos últimos anos, não incluiu somente a lavagem das paredes dos prédios históricos feitos em pedra sabão - que adquiriram ao longo do tempo uma coloração preta por conta da poluição -, mas também envolve a inauguração de novos atrativos turísticos e o investimento em novos bairros.
Brunna Castro
Edifícios como o da livraria Mollet, antiga casa do filósofo Montesquieu, foram restaurados para retirar a sujeira acumulada por conta da poluição
Edifícios como o da livraria Mollet, antiga casa do filósofo Montesquieu, foram restaurados para retirar a sujeira acumulada por conta da poluição
Em junho deste ano, o La Cité du Vin, espaço dedicado à cultura do vinho, foi inaugurado após três anos de construção. O local, criado com o propósito de se tornar uma parada obrigatória para quem visita Bordeaux, recebeu desde sua abertura um total de 160 mil turistas, segundo a presidente da Fundação para a Cultura e as Civilizações do Vinho, Sylvie Cazes. Desse total, 1,2 mil eram brasileiros – o que coloca o País na oitava posição dentre os mercados da nova atração. De acordo com um ranking realizado pela Accor, Bordeaux é a quarta cidade francesa que mais recebe turistas do Brasil – sendo a primeira Paris, seguida por Nice e Lyon.

Para 2017, os planos da cidade incluem a renovação do bairro Bassins à Flot e a criação de um novo distrito, chamado Euratlantique. Além disso, a principal aposta de Bordeaux para conseguir captar os turistas que visitam Paris é uma nova linha de trem, com previsão de inauguração para o próximo ano, que fará o trajeto entre as duas cidades em duas horas. A ideia, segundo a responsável pelo mercado brasileiro no Comitê Regional do Turismo de Aquitaine, Catherine Lamazerolles, é estimular o público de Paris – cidade prioritária quando o assunto é França – a emendar os dois destinos. Com isso, além dos turistas estrangeiros, a cidade pretende atrair também mais parisienses.

Outra atração que está nos planos do destino é o Museu do Mar e da Marinha, que deverá ficar pronto em 2018. Nesse mesmo ano, a cidade pretende se tornar mais atrativa para o turismo de negócios, uma vez que o seu centro de convenções receberá um novo pavilhão. O segmento corporativo, no entanto, está mais focado no âmbito regional, o que inclui França e Europa.

AQUITÂNIA
A promoção da Aquitânia, segundo Catherine, também deverá sofrer alterações. A região, que já promoveu roadshows no Brasil em 2013 e 2014, irá se unir a outras duas – Limousin e Poitou-Charentes – para formar a "Nova Aquitânia", que será promovida como destino turístico para o mercado de forma única. No entanto, o prazo para essa transição acontecer ainda não está definido.

DADOS
Em 2014, a cidade recebeu 5,8 milhões de turistas - sendo 77% deles franceses e 23% estrangeiros. No ano passado, por sua vez, o número foi maior do que 6 milhões de visitantes. De acordo com o Bordeaux Tourisme et Congès, ainda não há expectativa ou estimativa para o fechamento deste ano.

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