Karina Cedeño   |   05/08/2016 09:16

É novato no esqui? Veja dicas para não pagar mico

Se você nunca viu neve ou nunca pisou em um esqui, é bom saber que há algumas dicas fundamentais para que os iniciantes no esporte não paguem mico e possam aproveitar ainda mais essa experiência. Confira as dicas abaixo, citadas pelo Bosque Nevado da Reserva Biol&am



Se você nunca viu neve ou nunca pisou em um esqui, é bom saber que há algumas atitudes fundamentais para que os iniciantes no esporte não paguem mico e possam aproveitar melhor essa experiência.

Para ficar por dentro de todas elas e se dar bem logo nas primeiras descidas, confira as dica abaixo, sugeridas pelos especialistas do Bosque Nevado da Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile):

1. ROUPAS
Não é porque está frio que você deve levar montes de roupa. O importante é ficar atento à qualidade dos trajes, que devem ser impermeáveis e à prova de vento. Portanto, em vez de colocar duas calças e três meias que só irão reduzir a sua mobilidade, aposte em roupas tipo “segunda pele” e em tecidos sintéticos para usar por baixo das peças específicas para a ocasião.

2. EQUIPAMENTOS
Tão fundamental quanto ter as roupas adequadas é estar bem protegido. Ainda que a pista não ofereça risco algum, utilizar equipamentos de segurança é obrigatório. O capacete é um deles. Vale lembrar que outro fator importante é se atentar ao tamanho dos equipamentos, que devem estar perfeitamente ajustados aos pés, sem qualquer folga. Caso contrário, você perderá aderência.

3. INSTRUTORES
A dica é fazer aula com um instrutor local. Assim você terá uma noção melhor do esporte e evitará acidentes e tombos. Em Huilo Huilo, por exemplo, todas as atividades de neve têm guias e equipe técnica disponíveis para ajudar.

4. AMBIENTAÇÃO
Antes de sair deslizando por aí, dedique um tempo para o reconhecimento do território. Uma sugestão é caminhar com as botas de esqui para ir se acostumando.

5. NOÇÕES DE BASE
Equilíbrio e posicionamento são as chaves para aprender a esquiar. Mantenha os joelhos sempre flexionados e incline o corpo para a frente, utilizando os bastões como auxílio. Dessa forma, você evitará quedas e conseguirá esquiar como manda a cartilha.

6. FREIO
Agora que você já teve noções de posicionamento e já está ambientado com a neve, é importante saber como frear. Um dos movimentos básicos para frear é conhecido como cunha, em que as pontas dos pés são viradas para dentro. Basta abrir bem as pernas e fechar os esquis para dentro, mas sem cruzá-los.

7. CURVAS
Realizar curvas no esqui é relativamente fácil, mas tudo depende da velocidade em que você está. Quanto mais devagar, mais fácil. Portanto, se você ainda não tem noção e muito menos intimidade com a neve, é melhor andar tranquilamente. Caso você se descuide e precise realizar uma curva de forma mais rápida, a dica é: incline o corpo para o mesmo lado da curva.

8. CUIDADO POR ONDE ANDA
Esquiar requer cuidado, até porque a neve encobre muitas coisas, como pedras e buracos. Por isso, é muito importante ficar atento ao caminho que se está percorrendo. Então, nada de ficar olhando para o equipamento ou para o chão, já que isso dá mais medo. Olhe somente para a frente, pois será mais fácil para desviar a tempo de algum obstáculo. Também não se arrisque em lugares onde não há ninguém esquiando.

9. EVOLUÇÃO
Treine muito antes de arriscar pistas com maior grau de dificuldade. Geralmente, as mais fáceis são classificadas de verde, enquanto a vermelha e a preta são consideradas mais difíceis. Aventure-se somente após conquistar plena confiança e equilíbrio nas pistas mais fáceis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados