Renato Machado   |   17/06/2016 16:01

Clima seco provoca incêndios nos Estados Unidos

Os estados do Arizona, Califórnia e Novo México vêm sofrendo com incêndios nos últimos dias. A chegada do fogo, em alguns locais, já obrigou a algumas famílias a se mudarem temporariamente para regiões mais seguras.

Mike Eliason/Santa Barbara County Fire Department
Os Estados do Arizona, Califórnia e Novo México vêm sofrendo com incêndios nos últimos dias. A chegada do fogo, em alguns locais, já obrigou a algumas famílias a se mudarem temporariamente para regiões mais seguras.

Além do risco às moradias, os incêndios também afetam o transporte local. A rodovia 101, uma das principais vias da Califórnia, teve trechos fechados pela patrulha rodoviária do estado durante a noite devido a aproximação do fogo, que se espalha com facilidade dada a combinação de ventos fortes, clima seco e alta temperatura atmosférica. Pela manhã, a estrada foi reaberta.

Na Califórnia, os incêndios têm acontecido na região da floresta Los Padres, próxima à cidade de Santa Barbara. No local, equipes de socorro trabalham para conter as chamas construindo trilhas. São cerca de 1200 combatentes do Corpo de Bombeiros trabalhando em uma área íngreme, com terreno acidentado, o que dificulta a ação das esquipes. Autoridades afirmam que, no local, 140 casas estão sob o risco de serem atingidas pelo fogo - um celeiro teria sido consumido pelas chamas.

A mata nas montanhas do Novo México também é alvo do incêndio, que consome uma área de 65 quilômetros quadrados, forçando famílias a deixarem suas casas temporariamente. Albuquerque, principal cidade do estado, está sob uma espessa nuvem cinzenta.

Incêndios também foram constatados no Arizona, estado vizinho ao Novo México. Ao todo, 31 quilômetros quadrados de floresta foram consumidos pelo fogo. Clareiras abertas pelas equipes de apoio têm freado o avanço das chamas, no entanto, o incêndio já obrigou algumas famílias a se deslocarem para regiões mais seguras.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados