Luiza Gil   |   13/11/2015 10:09

Tel Aviv (Israel): agito e história em um só lugar

Roteiro com algumas atrações principais da maior metrópole israelense: Tel Aviv

Vibração, ousadia, metrópole. Essas não são palavras que normalmente atribuímos a Israel. Mas essa é a graça e o charme do país. Além do lado histórico, arqueológico e religioso, você também pode ter uma experiência de cidade grande – com tudo o que você possa imaginar.

Com cafés nas calçadas, museus, sítios históricos, igrejas, belos parques e praias, salas de shows e teatros, restaurantes refinados, hotéis luxuosos, shoppings e butiques, a capital Tel Aviv tem foi feita para ser desvendada. É o melhor dos dois lados de Israel em um só lugar.

ATRAÇÕES
Tel Aviv é o centro da cultura e do entretenimento israelense. A cidade tem mais de 20 museus, sendo os mais importantes o Museu da Terra de Israel e o Museu de Arte de Tel Aviv.

Outro destaque é o museu multimídia Bet Hatfutsot da Diáspora Judaica, localizado no campus da Universidade de Tel Aviv, e que abriga grande quantidade de informações sobre a vida religiosa, enquanto o Ha´aretz-Land, do Museu de Israel, tem como foco o passado do país. O complexo fica ao redor do local de escavação onde uma cidade filistina foi descoberta.

Um dos grandes orgulhos da cidade é o Centro Golda Meir de Artes Cênicas, sede da Ópera de Israel e de companhias de dança e de concertos. Você também pode se encantar com a famosa Orquestra Filarmônica de Israel, que se apresenta no Mann Auditorium, ao lado do Teatro Nacional Habima. Outro espaço cultural que precisa estar no roteiro é o Centro de Dança Suzanne Dellal, no Neve Zedek Quarter.

Depois desse banho cultural, você pode descansar nas belíssimas praias, comer nos melhores restaurantes e bares e se esbaldar com a agitada vida noturna na abundante oferta de discotecas, clubes, cinemas, auditórios, casas de shows e muito mais. Quando o seu corpo não aguentar mais, você ainda pode optar pela hospedagem em hotéis com quartos luxuosos ou escolher opções mais em conta, mas sem abrir mão do conforto.

Além de tudo isso, é possível reservar um tempo para ver as galerias de arte, centros de artesanato e os mercados, como o Mercado Carmel, um dos maiores a céu aberto do Oriente Médio, e o Mercado de Pulgas, ótimo para quem gosta de pechinchar.

ARQUITETURA
Tel Aviv tem muitas influências de estilos arquitetônicos, mas o mais marcante é o Bauhaus Internacional, que se baseia em formas geométricas simples e assimétricas. Tanto que a área centra da cidade é conhecida como “A cidade Branca” por ter o mais número de prédios do mundo construídos com essas técnicas, e por isso mesmo foi nomeada como sítio do patrimônio mundial da Unesco.

SÍTOS HISTÓRICOS
Além das onze igrejas, monastérios e mesquitas, como a Igreja de S. Pedro e o Monastério Franciscano, em Jafa, a cidade possui muita história para contar. Os principais sítios incluem a Casa de Bialik, Casa de Ben Gurion, Casa de Dizengoff, o antigo cemitério da Rua Trumpledor e a Casa de Reuven. Para quem gosta de natureza, também vale passar no jardim de Abu Kabir, o Parque HaYarkon e os Jardins Botânicos perto da Universidade de Tel Aviv.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados