Luiza Gil   |   09/11/2015 09:13

Belezas naturais: acampe pelas paisagens do Brasil

Sugestões de lindas áreas para camping no Brasil feitas pelo Ministério do Turismo

Belezas naturais. Essas palavras são quase um sinônimo para o Brasil. E o que mais um aventureiro poderia pedir, afinal? Para manter o contato com a natureza e contemplar algumas das vistas mais deslumbrantes, nada supera um bom acampamento país afora. Você pode até escolher: praias paradisíacas, serras e montanhas, cachoeiras, cânions e lagos. É como abrir um cardápio e decidir qual o especial do dia. Embarque nessa viagem com alguns destinos nas cinco regiões brasileiras que oferecem locais para camping, segundo um levantamento do Ministério do Turismo.

Região Sudeste - Serra do Cipó (MG)
A 100 quilômetros de Belo Horizonte e 77 quilômetros do Aeroporto de Confins, a região é famosa pelas cachoeiras e rios, sem contar os 40 sítios arqueológicos. As pousadas – com estrutura e preços bem variados – ficam lotadas aos finais de semana, e o movimento no comércio e atrações turísticas também é intenso. Por isso, nada melhor que acampar para fugir da muvuca. Áreas de camping, restaurantes, lojas de artesanato, locadoras de bicicletas e empresas de ecoturismo estarão a sua disposição.

Região Centro-Oeste - Chapada dos Veadeiros (GO)
O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, possui centenas de nascentes, cursos d´água e rochas com mais de um bilhão de anos. Turistas podem acampar na Vila de São Jorge, porta de entrada do parque, ou em cidades próximas. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades. Em 2001, o local foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.

Região Norte - Jalapão (TO)
Os destaques do Jalapão são a Cachoeira da Velha, uma queda d’água com 100 metros de largura e 15 de altura e as Dunas, com areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros. Mas há outras atrações, como os povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, e a Cachoeira do Formiga, uma nascente de água verde-esmeralda. Há também os Fervedouros com águas transparentes em que é impossível afundar.

Região Nordeste - Chapada Diamantina (BA)
A Chapada abarca uma grande diversidade de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies raras de animais, como tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. A cachoeira da Fumaça – segunda mais alta do Brasil com 340 metros – é uma das mais visitadas da região.

Região Sul - Parque da Cachoeira (RS)
No município de São Francisco de Paula, 18 quilômetros do centro de Canela, o parque é uma propriedade privada com fins turísticos com cachoeiras e piscinas. O local é muito procurado pela boa infraestrutura para camping, por isso é não esqueça de fazer reserva. O parque conta ainda com esportes de aventura como rapel e escalada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados