Luiza Gil   |   16/10/2015 09:58

Conheça Bruxelas (Bélgica) sem gastar nada

Roteiro da Momondo traz passeios gratuitos para se fazer em Bruxelas, na Bélgica.

Economizar nunca é demais, ainda mais em tempos em que o valor do dólar e do euro parecem subir sem freio.

É verdade, a capital da Bélgica, Bruxelas, não é exatamente uma cidade barata, ainda mais depois de comprar a passagem e o hotel. Porém, passado o drama com o orçamento, é no roteiro que você pode sair ganhando e ter uma viagem ótima e que não vai pesar no bolso. Com nove dicas de passeios gratuitos você vai se divertir e explorar todo o destino sem ter que ficar fazendo contas em cada parada. Créditos para a Momondo, que preparou a lista abaixo.

Faça um tour Art Nouveau a pé
Todos os sábados, em frente ao Grand Place, às 10h, a Bravo Discovery oferece um tour a pé gratuito que te levará pelos mais belos prédios Art Nouveau (movimento artístico do século 19) da cidade. Enquanto contempla as obras de arte, o guia te ensinará sobre o estilo e um de seus mais famosos arquitetos, Victor Horta. E se arte não é o que você esperava para um tour, há outras duas opções de caminhadas diárias e de graça. Basta aparecer às 10h ou às 14h no mesmo ponto de encontro e sair andando para desvendar Bruxelas.

Aproveite os eventos gratuitos
Procissões, festivais de cerveja e carnavais animados. Os belgas gostam (e muito) de festejar. Durante todo o ano, a cidade oferece vários eventos gratuitos, sendo o verão a temporada mais festiva. No Beursschouwburg, o centro de artes mais badalado de Bruxelas, sessões grátis de cinema e música ao vivo acontecem em um incrível terraço. Já no Do-It-Yourself Festival, milhares de moradores se reúnem para workshops, arte de rua, artesanato e performances. Os fãs de quadrinhos poderão ver personagens belgas ganharem vida na Balloon´s Day Parade, um animado desfile de balões. Mas, o maior evento gratuito de todos é o festival do National Holiday, que conta com uma parada militar, entrada gratuita ao Palácio Real, jogos e artistas locais.

Mergulhe no mundo vintage em Sint-Gorikshallen
Todo primeiro domingo do mês, Sint-Gorikshallen abre suas portas para os amantes de artigos vintage (roupas, joias, móveis) que buscam tesouros escondidos e pechinchas irresistíveis. Isso pode até custar alguns euros, mas a experiência de mergulhar nesse em meio a alguns dos jovens designers de Bruxelas - e muita gente bonita e interessante - não tem preço. O mercado fica aberto das 12h às 19h. Dica: chegando um pouquinho antes de fechar, é possível conseguir precinhos ainda mais convidativos.

Siga a rota da antiga muralha
Bruxelas possui várias ruínas de muralhas antigas ao seu redor, e é possível conhecê-las em apenas um dia de caminhada – que não vai te custar nada, além de fôlego. A parte mais interessante do passeio, de Grand Sablon ao Place Sainte-Catherine, pode ser completamente explorada em poucas horas. O paredão, que data do século 13, tem algumas partes destacadas na cidade, enquanto outras ficam escondidas entre prédios e ruelas. Nos pontos onde a muralha foi removida, uma linha de vidro marca no chão o antigo local. Siga essa rota e caminhe por entre a história da capital belga.

Veja os murais de quadrinhos
A Bélgica é referência em histórias em quadrinhos. Sendo assim, nada mais natural que Bruxelas não tenha um, mas dois museus dedicados aos desenhos: o Belgian Comic Strip Center e o Museum of Original Figurines. O único problema é que é preciso pagar para conhecê-los. Mas há uma alternativa para os econômicos. É possível ver toda a riqueza nacional dos quadrinhos nos imensos murais temáticos espalhados pelas ruas de Bruxelas. O assunto é levado tão a sério que em 1993 a prefeitura e o Belgian Comic Strip Center iniciaram o Brussels´Comic Book Route, uma “Rota dos Quadrinhos”, que mostra personagens como Tintin, Nero e Asterix. São mais de 40 murais atualmente, e outros tantos estão por vir.

Visite a Abadia de La Cambre
O Bois de la Cambre é parte integrante do Bosque de Soignes, uma imensa área verde da capital, sendo o lugar perfeito para escapar da agitação e conviver com os moradores locais. O que nem todo mundo sabe é que existe também uma abadia no Bois de la Cambre. É lá que estão, por exemplo, o National Geographic Institute e o National College of Visual Arts. O passeio de graça fica por conta da igreja e dos belos jardins com acesso livre para o público.

Assista um show grátis
Bruxelas é tão vibrante à noite quanto durante o dia, com inúmeros clubes, bares, pubs e casas de shows. Quem gosta de música ao vivo, mas não pode gastar, veio ao lugar certo. Uma das opções ocorre toda segunda-feira, entre 12h45 e 13h30, quando a Igreja de Notre-Dame du Finistère promove concertos de órgão gratuitos. Já o The Jazz Station, oferece espaço para artistas ensaiarem em frente ao público, que pode dar seu feedback na hora. E o tradicional pub Café Kafka abre suas portas toda quinta à noite para sessões ao vivo, e todos estão convidados.

Misture-se com os locais
O projeto Meet the Greeters reúne moradores de Bruxelas que amam a sua cidade e querem compartilhá-la com os visitantes. Eles não são guias de turismo oficiais, mas voluntários que vão te mostrar lugares que adoram e que acham imperdíveis. O mais legal é que cada “Greeter” tem roteiros completamente diferentes, tudo depende de como eles enxergam a cidade. Basta contatá-los, marcar data e horário e curtir o passeio.

Namore vitrines sem vergonha
As Galeries Royales Saint-Hubert estão localizadas à direita do Grand Place e valem uma visita mesmo se você não estiver a fim de comprar (ou, no caso, não puder), ainda que seja difícil resistir aos inacreditáveis chocolates da Pierre Marcolini. Enfim, as atrações fica por conta dos arcos do século 19, considerados os mais bonitos da capital, e um complexo de três diferentes galerias: King´s Gallery, Queen´s Gallery e Prince´s Gallery, todos com muito estilo, com telhados de vidro e detalhes em ferro por todos os lados. É um dos destaques arquitetônicos de Bruxelas, digno de um rei, mas apreciá-lo (assim com as vitrines de suas lojas) não vai custar um centavo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados