Cidades do litoral de SP unificam ações de turismo
As nove cidades da região turística da Costa da Mata Atlântica, que vai de Peruíbe a Bertioga, no litoral paulista, vão promover ações em conjunto. A proposta foi idealizada pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRCVB), atendendo ao chamamento do Sebrae
As nove cidades da região turística da Costa da Mata Atlântica, que vai de Peruíbe a Bertioga, no litoral paulista, vão promover ações em conjunto. A proposta foi idealizada pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRCVB), atendendo ao chamamento do Sebrae. A apresentação do projeto ocorreu ontem, dia 1, na Secretaria de Turismo de Guarujá e contou com a participação de cinco secretários da região.
O projeto trata de um conjunto de ações para a estruturação de atendimento ao turista, envolvendo capacitação de empresários e profissionais do setor e também de outras áreas como: frentistas de postos de gasolina, guardas municipais, taxistas, jornaleiros e do comércio em geral. Também abrange o monitoramento da atividade, promoção do destino Costa Atlântica e promoção do turismo regional (de lazer, negócios e o cultural).
“O objetivo desse plano é desenvolver o turismo regional em toda sua potencialidade, explorando as belezas naturais de cada cidade e seus atrativos culturais, artísticos e gastronômicos. Resolvemos fazer o modelo com o CVB e todas as prefeituras da Costa da Mata Atlântica para termos um produto bem mais forte e mais abrangente para toda região”, explica a secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice Leão Groetzinger.
O gerente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Alexandre Nunes Affonso, que realizou a apresentação, explicou que somente 15 projetos serão aprovados no Estado de São Paulo, mas acredita no sucesso do projeto metropolitano de turismo. “Vamos movimentar toda região, buscar recursos e implantar esse projeto que irá beneficiar o turismo regional, explorando, por exemplo a cultura regional como um produto turístico. Temos uma grande produção cultural e podemos fazer com que se torne elementos de venda dos nossos destinos”, afirmou.
O projeto seguirá para aprovação do Sebrae, que irá bancar a maior porte do valor para execução. O restante dos valores serão contrapartidas do Santos e Região Convention & Visitors Bureau e das Prefeituras envolvidas.
O projeto trata de um conjunto de ações para a estruturação de atendimento ao turista, envolvendo capacitação de empresários e profissionais do setor e também de outras áreas como: frentistas de postos de gasolina, guardas municipais, taxistas, jornaleiros e do comércio em geral. Também abrange o monitoramento da atividade, promoção do destino Costa Atlântica e promoção do turismo regional (de lazer, negócios e o cultural).
“O objetivo desse plano é desenvolver o turismo regional em toda sua potencialidade, explorando as belezas naturais de cada cidade e seus atrativos culturais, artísticos e gastronômicos. Resolvemos fazer o modelo com o CVB e todas as prefeituras da Costa da Mata Atlântica para termos um produto bem mais forte e mais abrangente para toda região”, explica a secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice Leão Groetzinger.
O gerente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Alexandre Nunes Affonso, que realizou a apresentação, explicou que somente 15 projetos serão aprovados no Estado de São Paulo, mas acredita no sucesso do projeto metropolitano de turismo. “Vamos movimentar toda região, buscar recursos e implantar esse projeto que irá beneficiar o turismo regional, explorando, por exemplo a cultura regional como um produto turístico. Temos uma grande produção cultural e podemos fazer com que se torne elementos de venda dos nossos destinos”, afirmou.
O projeto seguirá para aprovação do Sebrae, que irá bancar a maior porte do valor para execução. O restante dos valores serão contrapartidas do Santos e Região Convention & Visitors Bureau e das Prefeituras envolvidas.