Recomendações para fortalecer a marca turística África
A OMT realizou, de 17 a 19 deste mês, em Gana, a conferência regional Enhancing Brand Africa - Fostering Tourism Development, com o objetivo de fazer uma análise e estabelecer metas e recomendações para o fortalecimento da marca África como destino turístico mundial.
A OMT realizou, de 17 a 19 deste mês, em Gana, a conferência regional Enhancing Brand Africa - Fostering Tourism Development, com o objetivo de fazer uma análise e estabelecer metas e recomendações para o fortalecimento da marca África como destino turístico mundial. O evento foi aberto pelo presidente de Gana, John Dramani Mahama, que destacou que o turismo internacional contribui com 4,7% do PIB do país.
"Adotamos diversas estratégias e alcançamos a meta de um milhão de chegadas, e estamos trabalhando para melhorar esse número e a receita gerada por ele. Hoje o turismo é o quarto maior contribuinte em receita para nossa economia, atrás, do cacau, do ouro e do petróleo", disse.
"Temos de mudar a percepção negativa que foi construída ao longo dos anos (em relação à África). A África não é um país e sim 54 diferentes nações. A África é o continente que mais cresce em população. Seis países africanos estão entre as economias que mais crescem no mundo. Há mais assinantes de telefonia móvel na África que na Europa e América combinadas. E temos argumentos de vendas únicos, que podemos empacotar para o mundo. Se empacotarmos a África, a mídia internacional responderá", continuou o presidente de Gana.
Para o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, "é uma tragédia que muitas histórias positivas sobre a África se encontrem escondidas das manchetes dos jornais".
Como conclusão, a conferência definiu necessidades para que a África desenvolva mais e melhor o seu turismo:
1. "Sejam donos de sua própria narrativa";
2. Engajem a sociedade, especialmente mulheres e jovens, comunicando novas mensagens;
3. Abracem a tecnologia e as mídias sociais (a campanha #theAfricatheMediaNeverShowsYou foi citada como exemplo);
4. Construam 54 marcas fortes de países como pilares da Marca África;
5. Melhorem a cooperação regional em áreas como vistos e conectividade;
6. Criem parcerias com a mídia, a sociedade civil e o setor privado, mostrando o papel das organizações de marketing dos destinos como facilitadores para as histórias das pessoas;
7. Invistam em estratégias de comunicação para lidar com crises;
8. Avancem nos investimentos em comunicação e marketing.
A Assembleia Geral da OMT acontecerá de 14 a 17 de setembro, na Colômbia.
"Adotamos diversas estratégias e alcançamos a meta de um milhão de chegadas, e estamos trabalhando para melhorar esse número e a receita gerada por ele. Hoje o turismo é o quarto maior contribuinte em receita para nossa economia, atrás, do cacau, do ouro e do petróleo", disse.
"Temos de mudar a percepção negativa que foi construída ao longo dos anos (em relação à África). A África não é um país e sim 54 diferentes nações. A África é o continente que mais cresce em população. Seis países africanos estão entre as economias que mais crescem no mundo. Há mais assinantes de telefonia móvel na África que na Europa e América combinadas. E temos argumentos de vendas únicos, que podemos empacotar para o mundo. Se empacotarmos a África, a mídia internacional responderá", continuou o presidente de Gana.
Para o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, "é uma tragédia que muitas histórias positivas sobre a África se encontrem escondidas das manchetes dos jornais".
Como conclusão, a conferência definiu necessidades para que a África desenvolva mais e melhor o seu turismo:
1. "Sejam donos de sua própria narrativa";
2. Engajem a sociedade, especialmente mulheres e jovens, comunicando novas mensagens;
3. Abracem a tecnologia e as mídias sociais (a campanha #theAfricatheMediaNeverShowsYou foi citada como exemplo);
4. Construam 54 marcas fortes de países como pilares da Marca África;
5. Melhorem a cooperação regional em áreas como vistos e conectividade;
6. Criem parcerias com a mídia, a sociedade civil e o setor privado, mostrando o papel das organizações de marketing dos destinos como facilitadores para as histórias das pessoas;
7. Invistam em estratégias de comunicação para lidar com crises;
8. Avancem nos investimentos em comunicação e marketing.
A Assembleia Geral da OMT acontecerá de 14 a 17 de setembro, na Colômbia.