Luiza Gil   |   12/08/2015 11:31

Conheça 15 cataratas impressionantes ao redor do mundo

Lista com as 15 cachoeiras mais bonitas no mundo.

A água parece vir diretamente do céu de tão altas que são algumas cataratas espalhadas pelos mais diversos locais do planeta. Altura, volume e estrondo são algumas características físicas, mas nem de perto são suficientes para explicar o que essas quedas d’água despertam nas pessoas ao serem contempladas. A beleza enche os olhos e mostra o quanto a natureza pode surpreender.

CATARATAS VITÓRIA
Localizada no Rio Zamberi, na fronteira com o Zimbabue e Zambia, na África, a Victoria Falls foi "descoberta" por David Livingstone, um missionário e explorador escocês, em 1855, que nomeou a cachoeira em homenagem à rainha Victoria.

VENTISQUERO COLGANTE
Dentro do Parque Nacional Queulat (Chile), no topo dos Andes, a água cai por uma camada de gelo no ponto mais alto que tem 50 mil anos de idade! Além disso, a queda d’água ocupa 80 quilômetros quadrados do cume da montanha a dois mil metros acima do nível do mar.

CACHOEIRA PEARL SHOAL
No parque Jiuzhaigou, na província de Sichuan (China) é onde está essa maravilha da natureza. Com certeza o que chama a atenção é o seu formato tão distinto das outras cachoeiras e a claridade de suas águas, que caem como se fossem uma pintura.

CACHOEIRA SUTHERLAND
Localizada na Ilha Sul, Nova Zelância (perto de Milford Track), a cachoeira possui 580 metros de altura, ganhando o título de mais alta do país. Para se chegar lá, é preciso realizar uma caminhada de 45 minutos.

CATARATAS DO NIAGARA
Uma das mais conhecidas – e impressionantes –, essa magnífica queda d’água faz parte da província de Ontário, no Canadá. Parece que um gigantesco rio foi cortado e suas águas caíram em um abismo infinito. Esse é o resultado quando três cachoeiras (Horseshoe Falls, Quedas americanas, e Bridal Veil Falls) unem suas forças. Quando anoitece, as águas são iluminadas por luzes coloridas.

CATARATAS PALOUSE
Em Washington, Estados Unidos, está o Parque Estadual Paulose Falls, destinado para camping. Dentro dele estão algumas das mais belas cachoeiras, incluindo a imponente Paulose.

CATARATAS DO IGUAÇU
Na fronteira do Paraná com Missiones, província Argentina, fica a famosa queda d’água brasileira. São 275 quedas de água no Rio Iguaçu, que entraram para a lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo com um bilhão de votos, ao lado da Floresta Amazônica e Rio Amazonas, além de ser Patrimônio da Humanidade.

CATARATAS DE KAIETEUR
Uma das cataratas que mais produzem volume água do mundo – 633 metros cúbicos por segundo – deságua no rio Potaro, na região central da Guiana, dentro do parque nacional de mesmo nome. É uma combinação de grandezas: altura (de 226 a 251 metros) e largura (100 metros).

CATARATAS TAUGHANNOCK
Localizada em Tompkins Country, em Nova York, nos Estados Unidos, só há uma forma de chegar até essa cachoeira: por uma trilha. Vale lembrar que é estritamente proibido nadar em suas águas, então nada de mergulhar!

GULLFOSS
A cachoeira fica no cânion do rio Hvítá, na Islândia. Suas características são as curvas acentuadas, perpendiculares ao fluxo do rio, formando três cascatas de 11, 21 e 32 metros de profundidade e 2,5 quilômetros de comprimento.

CATARATAS DE YOSEMITE
Com 739 metros de altura é a cachoeira mais alta da América no Norte. Situada no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos, contém quedas divididas entre superiores (440 metros de altura), médias (206 metros) e baixas (98 metros).

CACHOEIRA LARGE
Dentro do Parque Nacional do Lago Plitvice, o mais antigo do sudeste europeu, na Croácia, está a cachoeira Large. As várias quedas d’água que a compõe já foram cenário do filme O Senhor dos Anéis.

ILHAS FAROE
Território dependente da Dinamarca, as ilhas estão localizadas no oceano Atlântico Norte e ficam entre a Islândia e a Escócia. A cachoeira deste local é um espetáculo à parte – a nascente, dentro da ilha, joga suas águas para fora de suas terras, diretamente no oceano.

CATARATAS BAN GIOC–DETIAN
Ban Gioc – Detian Falls são duas cachoeiras no cais Son Rio que abrangem a fronteira entre Vietnã e China. A queda d’água não surpreende pela sua altura, mas sim pela beleza e largura (com o título de mais larga do país).

CATARATAS ANGEL
Situada dentro do Parque Nacional de Canima, na Venezuela, a Angel possui o título de maior catarata do mundo, com 979 metros de altura e 807 metros de queda ininterrupta. O parque, formado pela floresta Amazônica, foi declarado Patrimônio Mundial da Natureza pela Unesco.

Veja abaixo algumas fotos dessas verdadeiras maravilhas da natureza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados