Alemanha prevê liderança no turismo europeu até 2030
Na coletiva de imprensa da 41º GTM, a chief executive officer do German National Tourist Board (GNTB), Petra Hedorfer, mostrou que, em 2014, as viagens originadas do Brasil para a Alemanha somaram 314 mil, gerando uma receita de 800 milhões de euros
ERFURT, ALEMANHA - Na coletiva de imprensa da 41º GTM, a chief executive officer do German National Tourist Board (GNTB), Petra Hedorfer (foto), mostrou que, em 2014, as viagens originadas do Brasil para a Alemanha somaram 314 mil, gerando uma receita de 800 milhões de euros. O mercado líder são os Estados Unidos, com 1,9 milhão de viagens e uma receita de quatro bilhões de euros.
A China vem logo atrás, no segundo lugar, com 1,1 milhão de viagens, gerando para os cofres alemães uma receita de 2,9 bilhões de euros. Segundo Petra, em um comparativo entre 2013 e 2014, houve um crescimento expressivo de turistas oriundos da América do Sul, que representou um aumento de 5,7%, o segundo lugar com relação ao crescimento de viagens para a Alemanha.
Dados do IPK International´s World Travel Monitor mostram que a Alemanha já é o segundo destino mais popular na Europa em uma lista em que o primeiro lugar é da Espanha. A França ficou em terceiro lugar.
O PRIMEIRO DA EUROPA
Segundo Petra, nos próximos anos, de acordo com as taxas de crescimento dos últimos cinco anos, a Alemanha poderá facilmente assumir o posto de maior mercado de turismo da Europa, com um share de 73% em 2030. Para as viagens originadas de países emergentes, a CEO do GNTB acredita em um aumento de 16,1 milhões de pernoites.
Na linha de crescimento registrado nos últimos cinco anos, a Alemanha alcançou a taxa de 75,6 milhões de pernoites com relação a visitantes estrangeiros em 2014. De acordo com Petra, as taxas de chegadas subiram 4,6 % em 2014.
PERFIL DE VIAJANTE
Em 2014, a maioria dos visitantes chegou à Alemanha em férias, representando 61% das viagens. O segundo motivo é negócios, com 27% do total de viagens. Em terceiro, 11%, vêm as viagens para visitar amigos e parentes.
No comparativo entre 2014 e 2013, foi registrado ainda um crescimento do interesse pelo destino Alemanha entre jovens, uma taxa de 10,8%. Outro público com grande interesse pelo turismo em território alemão é o que reúne pessoas acima de 55 anos, 15%.
Entre os tipos de transportes usados pelos viajantes, houve um incremento de 16,7% no grupo que preferiu a bicicleta para chegar ao país. A cultura e a tradição da Alemanha são os mais fortes apelos para atrair o visitante. “Outra grande vantagem do turismo na Alemanha é a nossa preocupação para atender as demandas de todas as classes e todos os tipos de viajantes”, afirmou Petra.
PROJETOS
Em 2015, o tema da campanha do GNTB para aumentar o posicionamento mundial da Alemanha como destino dos viajantes está focado nas tradições e nos costumes. Para 2016, o tema será o ecoturismo, a valorização da natureza dos parques e florestas que cobrem todo o país. Em 2017, o tema será 500 anos da Reforma Protestante, conduzida por Martinho Lutero. A culinária foi a escolhida para 2018, no ano seguinte, 2019, o enfoque será dado aos 100 anos do movimento de artes plásticas e arquitetura Bauhaus. Em 2020, o tema ficará por conta dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.
(Suzana Liskauskas, especial para o Portal PANROTAS).
O Portal PANROTAS viaja a convite do DZT/Turismo da Alemanha, com proteção da Travel Ace
A China vem logo atrás, no segundo lugar, com 1,1 milhão de viagens, gerando para os cofres alemães uma receita de 2,9 bilhões de euros. Segundo Petra, em um comparativo entre 2013 e 2014, houve um crescimento expressivo de turistas oriundos da América do Sul, que representou um aumento de 5,7%, o segundo lugar com relação ao crescimento de viagens para a Alemanha.
Dados do IPK International´s World Travel Monitor mostram que a Alemanha já é o segundo destino mais popular na Europa em uma lista em que o primeiro lugar é da Espanha. A França ficou em terceiro lugar.
O PRIMEIRO DA EUROPA
Segundo Petra, nos próximos anos, de acordo com as taxas de crescimento dos últimos cinco anos, a Alemanha poderá facilmente assumir o posto de maior mercado de turismo da Europa, com um share de 73% em 2030. Para as viagens originadas de países emergentes, a CEO do GNTB acredita em um aumento de 16,1 milhões de pernoites.
Na linha de crescimento registrado nos últimos cinco anos, a Alemanha alcançou a taxa de 75,6 milhões de pernoites com relação a visitantes estrangeiros em 2014. De acordo com Petra, as taxas de chegadas subiram 4,6 % em 2014.
PERFIL DE VIAJANTE
Em 2014, a maioria dos visitantes chegou à Alemanha em férias, representando 61% das viagens. O segundo motivo é negócios, com 27% do total de viagens. Em terceiro, 11%, vêm as viagens para visitar amigos e parentes.
No comparativo entre 2014 e 2013, foi registrado ainda um crescimento do interesse pelo destino Alemanha entre jovens, uma taxa de 10,8%. Outro público com grande interesse pelo turismo em território alemão é o que reúne pessoas acima de 55 anos, 15%.
Entre os tipos de transportes usados pelos viajantes, houve um incremento de 16,7% no grupo que preferiu a bicicleta para chegar ao país. A cultura e a tradição da Alemanha são os mais fortes apelos para atrair o visitante. “Outra grande vantagem do turismo na Alemanha é a nossa preocupação para atender as demandas de todas as classes e todos os tipos de viajantes”, afirmou Petra.
PROJETOS
Em 2015, o tema da campanha do GNTB para aumentar o posicionamento mundial da Alemanha como destino dos viajantes está focado nas tradições e nos costumes. Para 2016, o tema será o ecoturismo, a valorização da natureza dos parques e florestas que cobrem todo o país. Em 2017, o tema será 500 anos da Reforma Protestante, conduzida por Martinho Lutero. A culinária foi a escolhida para 2018, no ano seguinte, 2019, o enfoque será dado aos 100 anos do movimento de artes plásticas e arquitetura Bauhaus. Em 2020, o tema ficará por conta dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.
(Suzana Liskauskas, especial para o Portal PANROTAS).
O Portal PANROTAS viaja a convite do DZT/Turismo da Alemanha, com proteção da Travel Ace