Santa Monica (EUA) quer mais brasileiros com voos diretos
O Santa Monica CVB está no Brasil para se aproximar de um turista cada vez mais presente no destino californiano, localizado a 13 km do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX).
O Santa Monica CVB está no Brasil para se aproximar de um turista cada vez mais presente no destino californiano, localizado a 13 quilômetros do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). Há pouco mais de um ano, voos diretos entre São Paulo e L.A. passaram a ser operados todos os dias pela American Airlines e cinco vezes por semana pela Korean Airlines, despertando nos representantes do turismo de Santa Monica a necessidade de se reforçar nesse que é um key market do destino na América Latina. Este ano, pela primeira vez, executivos de várias marcas hoteleiras da cidade vieram ao Brasil.
“O número de brasileiros em Santa Monica cresceu pelo menos em dois dígitos no ano passado, algo entre 20% e 30%, o que é muito representativo”, afirma o vice-presidente executivo do Convention and Visitors Bureau do destino, Richard Peterson. “Entramos no mercado brasileiro em 2009, mas desde 2011 temos a Xmart como representante exclusivo no País. Além de mostrar ao trade a boa oportunidade que esses voos trazem, essa parceria serve para convencê-los de que Santa Monica é um local perfeito para se hospedar, pois o visitante brasileiro ainda opta muito por se hospedar em Los Angeles e apenas passar pela cidade vizinha.” O destino recebeu 7,5 milhões de turistas estrangeiros no ano passado, dos quais 1 milhão dormiu pelo menos uma noite em um dos 36 hotéis da região.
Os representantes do turismo de Santa Monica garantem: nenhum outro local traduz melhor o clima da Califórnia. São 42 quilômetros de costa na Baía de Santa Monica e 325 dias de sol por ano, o que garante uma atmosfera praiana ideal para a prática de esportes ao ar livre e passeios em seus oito distritos, praias e pontos turísticos. A vida noturna não é muito agitada, mas Peterson garante que é perfeita para quem procura o que há de melhor na gastronomia do Estado.
Concorrer com destinos norte-americanos consolidados no Brasil, como Orlando, Miami e Nova York é um dos maiores desafios do CVB de Santa Monica. A solução para isso, entretanto, é traçar uma estratégia diferente das que o turismo dessas cidades adotam. “Esses locais buscam turistas que vão aos Estados Unidos, ou até mesmo ao Exterior, pela primeira vez, enquanto nossa meta é atrair um visitante mais viajado, alguém que já conheça muitos destinos e queira ter contato com algo mais exclusivo, hotéis menores, menos entretenimento e mais natureza”, afirma Peterson. “Queremos também a atenção do turista que vem conhecer toda a Califórnia pela facilidade. Eles vão querer voltar ao destino”, garante.
INVESTIMENTO NO TRADE
O VP executivo do Santa Monica CVB reforça a integração que seu destino tem com o Brand USA e o Visit California. Este último, aliás, vai dobrar o orçamento de promoção do Estado no Exterior a partir de julho. “De US$ 50 milhões, o budget anual do Visit California irá para US$ 100 milhões”, revela. “Ainda que tenhamos essas ligações, também investimos separadamente em Santa Monica.”
Esses investimentos rendem mais de 30 programas de capacitação anual de mercados ao redor do mundo, contando apenas Santa Monica. “Um dos principais assuntos nesses treinamentos é a sugestão para que as operadoras façam pacotes diretos para Santa Monica, e não apenas como um complemento de Los Angeles.” No País, Travelweek e WTM estão na pauta do destino este ano.
Carolina Maciel, da Xmart, responsável por Santa Monica no Brasil, atende pelo carolina@xmart.com.br, ou (11) 3081-2327.
“O número de brasileiros em Santa Monica cresceu pelo menos em dois dígitos no ano passado, algo entre 20% e 30%, o que é muito representativo”, afirma o vice-presidente executivo do Convention and Visitors Bureau do destino, Richard Peterson. “Entramos no mercado brasileiro em 2009, mas desde 2011 temos a Xmart como representante exclusivo no País. Além de mostrar ao trade a boa oportunidade que esses voos trazem, essa parceria serve para convencê-los de que Santa Monica é um local perfeito para se hospedar, pois o visitante brasileiro ainda opta muito por se hospedar em Los Angeles e apenas passar pela cidade vizinha.” O destino recebeu 7,5 milhões de turistas estrangeiros no ano passado, dos quais 1 milhão dormiu pelo menos uma noite em um dos 36 hotéis da região.
Os representantes do turismo de Santa Monica garantem: nenhum outro local traduz melhor o clima da Califórnia. São 42 quilômetros de costa na Baía de Santa Monica e 325 dias de sol por ano, o que garante uma atmosfera praiana ideal para a prática de esportes ao ar livre e passeios em seus oito distritos, praias e pontos turísticos. A vida noturna não é muito agitada, mas Peterson garante que é perfeita para quem procura o que há de melhor na gastronomia do Estado.
Concorrer com destinos norte-americanos consolidados no Brasil, como Orlando, Miami e Nova York é um dos maiores desafios do CVB de Santa Monica. A solução para isso, entretanto, é traçar uma estratégia diferente das que o turismo dessas cidades adotam. “Esses locais buscam turistas que vão aos Estados Unidos, ou até mesmo ao Exterior, pela primeira vez, enquanto nossa meta é atrair um visitante mais viajado, alguém que já conheça muitos destinos e queira ter contato com algo mais exclusivo, hotéis menores, menos entretenimento e mais natureza”, afirma Peterson. “Queremos também a atenção do turista que vem conhecer toda a Califórnia pela facilidade. Eles vão querer voltar ao destino”, garante.
INVESTIMENTO NO TRADE
O VP executivo do Santa Monica CVB reforça a integração que seu destino tem com o Brand USA e o Visit California. Este último, aliás, vai dobrar o orçamento de promoção do Estado no Exterior a partir de julho. “De US$ 50 milhões, o budget anual do Visit California irá para US$ 100 milhões”, revela. “Ainda que tenhamos essas ligações, também investimos separadamente em Santa Monica.”
Esses investimentos rendem mais de 30 programas de capacitação anual de mercados ao redor do mundo, contando apenas Santa Monica. “Um dos principais assuntos nesses treinamentos é a sugestão para que as operadoras façam pacotes diretos para Santa Monica, e não apenas como um complemento de Los Angeles.” No País, Travelweek e WTM estão na pauta do destino este ano.
Carolina Maciel, da Xmart, responsável por Santa Monica no Brasil, atende pelo carolina@xmart.com.br, ou (11) 3081-2327.