Rodrigo Vieira   |   22/01/2015 17:50

Faça seu roteiro na Europa brilhar com o céu do Alentejo

Além do céu mais lindo do mundo, segundo Unesco, região reúne sabores e muita história

Visitar Alentejo, em Portugal, é a oportunidade de colocar um brilho a mais em seu roteiro na Europa. Mas não é qualquer brilho. É simplesmente a beleza do céu mais bonito do mundo. A Unesco e a Organização Mundial de Turismo certificaram algumas cidades ao redor do mundo com um Starlight Tourism Destination, indicando as melhores vistas noturnas do planeta, e o Alentejo, repleto de estrelas cadentes, foi o primeiro destino indicado.

Não é só de céu, porém, que o Alentejo se destaca. Na parte do dia, a região apresenta paisagens naturais estonteantes, além de ser um local riquíssimo em história. As belezas e sabores do Alentejo proporcionam atividades tão especiais que os moradores locais garantem: quem visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha.

Por isso, o Turismo do Alentejo reuniu cinco dicas preciosas para que você desfrute o melhor da região. Confira, e não deixe de ver as fotos abaixo.

HISTÓRIA
Castelos, monumentos e ruínas preciosos contam uma história recheada de encontros com diferentes culturas e civilizações, vestígios romanos e de confrontos com mouros e outros invasores. O Templo Romano localizado em Évora é uma ruína com elegantes colunas coríntias do século I. Subindo a Serra de São Mamede até Marvão, um castelo construído em 1299 exibe uma fortaleza de lindas muralhas. Também vale uma paradinha em Elvas para ver o Aqueduto da Amoreira com seus sete quilômetros de extensão.

VINHOS
Não é à toa que o jornal USA Today definiu o Alentejo como a melhor região vinícola do mundo. Inúmeros programas para os amantes dos vinhos são encontrados no destino. São mais de 250 produtores e, com a ajuda da Associação Rota dos Vinhos do Alentejo (vinhosdoalentejo.pt), o turista acha o caminho perfeito para combinar com seu gosto. A Enoteca e o Museu do Vinho de Redondo também valem a visita. O Alentejo também reúne uma série de eventos e festas relacionados à bebida.

ECOTURISMO
O que chamam em Portugal de “turismo rural” pode agradar muito os fãs de natureza brasileiros. Várias fazendas de grande porte no Alentejo, chamadas de Herdade, abrem suas portas para visitantes de todo o mundo. São hotéis que variam do simples ao luxo e prometem pratos típicos da gastronomia local, tudo produzido pelos proprietários. Além de passear a pé ou a cavalo pelas árvores frutíferas, o turista pode optar em “pôr a mão na massa”, como colheita de uvas, azeitona ou alimentar os animais.

CÉU ESTRELADO
A Alqueva, na região do Alentejo, foi a primeira cidade do mundo certificada com o Starlight Tourism Destination, atribuído pela Unesco e pela OMT. Operadoras locais organizam programas que, além de românticos, são pra lá de diferentes, pois neles se aprende astronomia e faz passeios noturnos de barco, canoa ou a cavalo.

EXPERIÊNCIAS ÚNICAS
Imagine voar de balão sobre belas planícies douradas, salpicadas de verdes sobreiros do Alentejo. Já há empresas na região especializadas em balonismo. É inesquecível! Não só isso: pular de paraquedas, fazer um safari em quadricículo, aprender ski aquático e observar golfinhos são atividades possíveis para o turista brilhar ainda mais no Alentejo.
Para saber mais, visite www.turismodoalentejo.com.br

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados