Alex Souza   |   18/08/2014 18:12

Canal do Panamá chega a seu primeiro centenário

Chegou ao primeiro centenário na última sexta-feira (15) uma das obras mais complexas da engenharia mundial, o Canal do Panamá, atualmente visitado por milhões de turistas todos os anos. Trata-se de uma faixa de 77 quilômetros entre os oceanos Atlântico e Pacífico criada para facilitar o comércio ma

Chegou ao primeiro centenário na última sexta-feira (15) uma das obras mais complexas da engenharia mundial, o Canal do Panamá, atualmente visitado por milhões de turistas todos os anos. Trata-se de uma faixa de 77 quilômetros entre os oceanos Atlântico e Pacífico criada para facilitar o comércio marítimo internacional. Em média, 40 navios fazem a travessia diariamente – no ano passado, 213 milhões de toneladas circularam por lá, movimentando US$ 2,4 bilhões.

Em cada extremidade do canal há eclusas que levam as embarcações até o lago artificial Gatún. Em uma delas, o Centro de Visitantes Miraflores, os visitantes têm a disposição toda uma estrutura para melhor conhecer a construção, com cinema contando a história do canal e restaurantes.

O Canal do Panamá começou a ser construído em 1881 pelos franceses, mas foi interrompido algum tempo depois em função de seguidas mortes de trabalhadores ocasionadas por doenças tropicais. A construção foi retomada em 1904 pelos norte-americanos, que a finalizaram dez anos depois e a inauguraram em 15 de agosto de 1914. Hoje, uma vez na Cidade do Panamá, é bem difícil que o viajante não faça uma visita ao canal.

Site: www.pancanal.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados