Dayse Regina Ferreira   |   31/03/2014 11:19

Visitada por 250 mi, Torre Eiffel completa 125 anos

Ela já foi verde, amarela, azul e agora é marrom. Até hoje foi visitada por 250 milhões de turistas de todos os cantos do mundo. Nascida em 1889 para a Exposição Universal em Paris, a Tour Eiffel completa hoje, 31 de março, seus 125 anos

Ela já foi verde, amarela, azul e agora é marrom. Até hoje foi visitada por 250 milhões de pessoas de todos os cantos do mundo. Nascida em 1889 para a Exposição Universal em Paris, a Tour Eiffel completa hoje, 31 de março, seus 125 anos.

Um dos símbolos da França e monumento mais famoso de Paris, por ela passam todos os anos mais de sete milhões de visitantes. Seus primeiros convidados foram membros da família real da Inglaterra. Mas recebeu também Buffalo Bill, junto com seu circo.

Projetada por Gustave Eiffel (1832-1923), teve as primeiras peças colocadas em 1º de julho de 1887. 21 meses depois, já com 7,3 mil toneladas de ferro, fez de Paris a cidade proprietária de um dos monumentos mais conhecidos do mundo. Foi uma construção ultrarrápida, se pensarmos nos meios rudimentares da época.

No canteiro de obras trabalharam 50 engenheiros e projetistas, 150 operários na usina de Levallois Perret, onde as peças eram preparadas, e entre 150 a 300 operários na construção de seus 324 metros de altura, que oferecem visão de 360º sobre a Cidade Luz.

Presença emblemática nas margens do Sena, assumiu o nome de seu criador, engenheiro francês nascido em Dijon que, a princípio, considerou a existência da torre em Champ-de-Mars com duração de vinte anos. Foi salva pelas experiências científicas do próprio Eiffel, com as primeiras transmissões radiográficas, depois as telecomunicações (como o sinal de radio da Tour au Panthéon – 1898), foi posto de rádio militar em 1903 e sede da primeira emissão de rádio pública em 1925. Mais recentemente, serviu como emissão de televisão, até a TNT.

Inspiradora de artistas através do século, a Tour Eiffel continua desafiando o progresso, mais moderna do que nunca. Durante a noite é iluminada com diferentes cores e jogos de luzes, um espetáculo que faz parte da vida de todo turista em Paris.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados