Francieli Spadari   |   16/08/2013 13:30

Pernambuco entrega tablets a taxistas

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), entregou, na manhã desta hoje, durante solenidade no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, tablets do projeto Taxista Amigo do Turista.

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), via Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), entregou, na manhã desta hoje, durante solenidade no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, tablets do projeto Taxista Amigo do Turista. Esses profissionais atuam em Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Jaboatão dos Guararapes e Fernando de Noronha e estão vinculados às cooperativas, sindicatos e rede hoteleira.

Durante o evento, os taxistas receberam os tablets para que os cursos de inglês e espanhol básicos, e qualidade no atendimento sejam feitos no próprio equipamento. Uma semana após a entrega, os profissionais receberão um login e senha e, a partir disso, terão um prazo de 90 dias para concluir as aulas. Todas as lições e procedimentos serão acompanhados pela Empetur através de uma plataforma de monitoramento inserida nos aparelhos. Aos profissionais que já concluíram as aulas, foram entregues, além dos tablets e bolsa, um certificado de conclusão do curso e o selo do Taxista Amigo do Turista, para ser colocado nos veículos.

Caso a conclusão do curso não aconteça no prazo estabelecido ou o taxista não consiga atingir o mínimo de 70% de aproveitamento, segundo avaliação presencial, os equipamentos devem ser devolvidos, dando a oportunidade a outras pessoas de participar do projeto. A meta é que até o final do ano 1.670 taxistas recebam os aparelhos. Todo o material didático do projeto será executado pelo grupo Ser Educacional. Os tablets ficarão com os taxistas durante o período de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

“A qualificação é necessária dentro de uma política de estruturação turística porque o taxista é a primeira pessoa que o turista conhece ao chegar a Pernambuco. Os visitantes devem ser bem recebidos por todos que contribuem para o turismo do Estado e os tablets vão ser grandes instrumentos de informações para os nossos turistas”, afirmou, o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

Paralelamente ao curso de idiomas, o taxista poderá utilizar o tablet para fornecer informações turísticas aos passageiros. A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) criou o aplicativo Expresso Cidadão Turismo com três mil pontos armazenados e 35 categorias de busca.

Para participar do Taxista Amigo do Turista é necessário que os interessados estejam vinculados a cooperativas ou sindicatos. Além disso, os taxistas que trabalham próximo aos hotéis da Região Metropolitana do Recife e são cadastrados nos estabelecimentos também podem participar do projeto. Os profissionais devem apresentar o CRLV do veículo, habilitação, comprovação de associação ao sindicato ou cooperativa e comprovante de residência. Um termo de responsabilidade pelo equipamento será assinado pelos participantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados