Artur Luiz Andrade   |   10/04/2013 12:45

2 anos após terremoto, Japão está de volta ao jogo

O Turismo do Japão (por meio da Japan National Tourism Organization) aproveitou a realização da 13ª edição do Global Summit do WTTC para mostrar que está de volta à curva de crescimento do turismo mundial.

ABU DHABI - O Turismo do Japão (por meio da Japan National Tourism Organization) aproveitou a realização da 13ª edição do Global Summit do WTTC para mostrar que está de volta à curva de crescimento do turismo mundial.

No ano passado recebeu 8,4 milhões de turistas, contra 6,2 milhões em 2011, logo após o terremoto e tsunami que devastaram a economia do país e a vida de tantas famílias. Os números ainda não chegam ao recorde de 8,6 milhões de 2010, mas mostram clara recuperação.
Os principais mercados emissores para o Japão foram a Coreia, com dois milhões de turistas; Taiwan, com 1,46 milhão; China, com 1,43 milhão; Estados Unidos, com 717 mil; e Hong Kong, com 482 mil visitantes. Em seguida vêm Tailândia, Austrália, Reino Unido, Cingapura, Canadá, França, Alemanha, Malásia e a Indonésia. A meta para 2013 é receber dez milhões de turistas.

A viagem de japoneses para o Exterior também voltou a crescer. Foram 18,5 milhões em 2012, contra 17 milhões em 2011, 16,6 milhões em 2010 e 15,4 milhões em 2009, no auge da crise econômica mundial. Segundo o Turismo do Japão, houve um crescimento de viagens curtas internacionais, substituindo até algumas domésticas. E um sensível aumento no número de cruzeiros internacionais de curta duração. Os viajantes de longo curso mantiveram seus índices e são turistas acostumados a mais de uma viagem por ano ao Exterior.

A segurança continua sendo um fator-chave para o japonês escolher suas viagens. A Primavera Árabe resultou em queda significativa para destinos do Norte da África e do Oriente Médio. Fatores apontados como desestimuladores para que os japoneses viajassem para o Exterior em 2012 foram: sequestros e assassinatos na Argélia; assassinato de turistas japoneses em Guam; disputas de fronteiras; a poluição do ar na China; e os testes nucleares na Coreia do Norte. A expectativa é que em 2013, 20 milhões de japoneses viajem pelo mundo.

O Japão também melhorou seu índice de competitividade em viagens e turismo: pulou da 22ª colocação em 2011 para a 14ª este ano. A qualidade da infraestrutura e dos transportes foram apontados como pontes fortes do país, além dos recursos culturais.

As autoridades de Turismo do Japão aproveitaram para agradecer todo o apoio, encorajamento e condolências após o tsunami e o terremoto de 2011. “Quero expressar minha sincera gratidão para todos vocês e seus países”, disse o presidente da Japan National Tourism Organization, Ryoichi Matsuyama. Ele lançou, ainda, a nova campanha do destino no mundo: Discover the spirit of Japan, com foco nos próprios japoneses. Tóqui também é candidata a sediar a Olimpíada de 2020, logo após a do Rio de Janeiro, em 2016.

“O Japão está de volta, em seu trilho certo”, finalizou Matsuyama.

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