Claudio Schapochnik   |   14/12/2012 19:01

Usina de Itaipu (PR) renova iluminação na barragem

Após dez anos, um dos principais atrativos do Complexo Turístico Itaipu será renovado a partir de hoje: é a Iluminação da Barragem, que passa a ter novas luzes e elementos

Após dez anos, um dos principais atrativos do Complexo Turístico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), será renovado daqui a pouco, às 21 horas: é a Iluminação da Barragem, que passa a ter novas luzes e elementos, sob orientação do criador do projeto, Peter Gasper, um dos pioneiros do campo do lightning design no País.

Ao todo foram instalados 228 projetores (que se somam aos 519 já existentes), entre outros materiais elétricos. O investimento foi de cerca de R$ 400 mil reais. “A ideia era melhorar a finalização do espetáculo de acendimento. Então, fizemos esse up grade, enquanto trabalhamos em um projeto de revitalização mais completo, que irá permitir ainda mais dinamismo na programação”, explicou o superintendente de Comunicação e gestor de Turismo da Itaipu, Gilmar Piolla.

TORRES
Uma das principais novidades está na inclusão das quatro torres de transmissão localizadas sobre a barragem no espetáculo. “As torres estavam um pouco escondidas. Não participavam da ´história´ do espetáculo”, disse Gasper, que é responsável por diversos projetos de iluminação no País, como o Cristo Redentor, o Museu Oscar Niemeyer, Parque Ibirapuera e Brasília.

O projeto também melhora o uso das cores e a iluminação das chamadas “catedrais” (vãos no concreto da barragem, entre os dutos forçados). Também há uma nova sequência de acendimento das luzes.

A Iluminação da Barragem foi criada em 2001. O espetáculo é apresentado todas sextas-feiras e sábados às 20 horas (21 horas durante o horário de verão). O acendimento das luzes é realizado em perfeita sincronia com uma trilha sonora especiamente composta para o evento, criado por Antônio Fava. Mais informações no site www.turismoitaipu.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados