Economia criativa é tema da 3ª São Paulo Outlook
A capital paulista acaba de ganhar a terceira edição do São Paulo Outlook, publicação que reúne cerca de 500 estatísticas sobre a sétima maior cidade do planeta.
A capital paulista acaba de ganhar a terceira edição da São Paulo Outlook, publicação que reúne cerca de 500 estatísticas sobre a sétima maior cidade do planeta. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio do SP Turis, a publicação foca na economia criativa nesta edição, destacando que o capital intelectual para criação, produção e distribuição de produtos e serviços já representa 10% do PIB da cidade.
Nesse quesito, a publicação ressalta os megaeventos de São Paulo, como as Viradas Cultural, Esportiva e Sustentável, o carnaval, a Fashion Week e a Campus Party. Além disso, destaca a proposta da capital paulista para conquistar o direito a realizar a Expo Mundial em 2020. Entre as estatísticas reunidas na publicação, há dados sobre a população paulistana, distribuição de renda, mercado imobiliário, educação, comércio e turismo, entre outros.
As informações de turismo destacam que a cidade recebeu 12,1 milhões de visitantes no ano passado, quando os hotéis da capital paulista registraram ocupação média de 69,3%. Segundo os dados da SP Turis, a receita total obtida com atividades relacionadas ao turismo superou os R$ 10 bilhões, com o ISS do setor de turismo somando valor 26% superior ao registrado em 2010. O perfil dos visitantes da capital também é retratado na publicação, que ressalta que os serviços médicos são a atividade que atrai os visitantes que mais gastam.
Entre os turistas brasileiros, 67% visitam São Paulo a negócios, índice que entre os estrangeiros é de 58%. No primeiro grupo, são as cidades do interior de São Paulo que enviam mais visitante para a capital (29,4%), seguidas pelo Estado do Rio de Janeiro (16%) e por Minas Gerais (9,5%). No internacional, os Estados Unidos enviam 22,7% dos visitantes estrangeiros, com a Argentina na segunda colocação (9,8%) e o Japão em terceiro lugar (8,7%).
Com destaque na economia criativa, a edição 2012 da São Paulo Outlook mostra ainda a produção dos setores criativos na capital paulista e traz o perfil de alguns profissionais que transformaram criatividade em empresas de sucesso, entre eles o cartunista Maurício de Souza, o publicitário Luiz Lara, e o produtor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges. No ano passado, a São Paulo Outlook destacou o tema “verde” da capital, com enfoque na sustentabilidade.
Nesse quesito, a publicação ressalta os megaeventos de São Paulo, como as Viradas Cultural, Esportiva e Sustentável, o carnaval, a Fashion Week e a Campus Party. Além disso, destaca a proposta da capital paulista para conquistar o direito a realizar a Expo Mundial em 2020. Entre as estatísticas reunidas na publicação, há dados sobre a população paulistana, distribuição de renda, mercado imobiliário, educação, comércio e turismo, entre outros.
As informações de turismo destacam que a cidade recebeu 12,1 milhões de visitantes no ano passado, quando os hotéis da capital paulista registraram ocupação média de 69,3%. Segundo os dados da SP Turis, a receita total obtida com atividades relacionadas ao turismo superou os R$ 10 bilhões, com o ISS do setor de turismo somando valor 26% superior ao registrado em 2010. O perfil dos visitantes da capital também é retratado na publicação, que ressalta que os serviços médicos são a atividade que atrai os visitantes que mais gastam.
Entre os turistas brasileiros, 67% visitam São Paulo a negócios, índice que entre os estrangeiros é de 58%. No primeiro grupo, são as cidades do interior de São Paulo que enviam mais visitante para a capital (29,4%), seguidas pelo Estado do Rio de Janeiro (16%) e por Minas Gerais (9,5%). No internacional, os Estados Unidos enviam 22,7% dos visitantes estrangeiros, com a Argentina na segunda colocação (9,8%) e o Japão em terceiro lugar (8,7%).
Com destaque na economia criativa, a edição 2012 da São Paulo Outlook mostra ainda a produção dos setores criativos na capital paulista e traz o perfil de alguns profissionais que transformaram criatividade em empresas de sucesso, entre eles o cartunista Maurício de Souza, o publicitário Luiz Lara, e o produtor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges. No ano passado, a São Paulo Outlook destacou o tema “verde” da capital, com enfoque na sustentabilidade.