Danilo Teixeira Alves   |   19/04/2012 11:37

Deputado cria projeto a favor do Vale dos Vinhedos (RS)

O Projeto de Lei 44/2012, protocolado pelo deputado estadual Marlon Santos, poderá tornar o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, patrimônio histórico e cultural do Estado.

O Projeto de Lei 44/2012, protocolado pelo deputado estadual Marlon Santos, poderá tornar o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, patrimônio histórico e cultural do Estado. Para que isso aconteça, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), por meio de sua diretoria, vem atuando junto aos órgãos competentes no sentido de encontrar aliados que possam auxiliar nesse processo.

Durante a noite de ontem (18), o projeto de lei foi apresentado à diretoria da Aprovale, associados e líderes comunitários. “Não basta só a lei, é preciso que a comunidade crie mecanismo de vigilância, pois a lei não age sozinha. Tem que haver compreensão e envolvimento da comunidade local”, ressaltou Santos.

Antes de protocolar o projeto de lei, o deputado estadual solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), um parecer relativo à proposta. A manifestação, assinada pelo diretor do instituto, Eduardo Hahn, diz que o potencial econômico da região, os aspectos culturais e paisagísticos constituem um patrimônio cultural do Estado a ser preservado, e onde a exploração econômica deve acontecer de forma mais sustentável.

O projeto de lei agora aguarda parecer do relator, o deputado estadual Daniel Bordignon, devendo seguir para a Comissão de Justiça até 8 de maio e, provavelmente, entrar em votação em 15 de maio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados