Dayse Regina Ferreira   |   13/01/2011 12:09

Bahiatursa incrementa lavagem da Igreja do Bonfim

Há dois anos são contratadas 50 baianas para cumprir o ritual da lavagem das escadarias na tradicional Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador

Há dois anos são contratadas 50 baianas para cumprir o ritual da lavagem das escadarias na tradicional Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador. O contrato é feito pelo governo da Bahia, por meio da Bahiatursa. Na década de 1990, no entanto, eram mais de 800 baianas que participavam, espontaneamente, da festa popular.

No pátio em frente à igreja eram armadas barracas para vender comida típica, cerveja, frutas tropicais e funcionava também um parque de diversões com roda gigante, cavalinhos, trenzinhos.

Desde então a Colina Sagrada vem mudando a festa, e hoje a Bahiatursa contratou duas atrações musicais, além das 50 baianas, para garantir a tradição. Com direito a palco, fogos de artifícios e convênio com a Saltur, órgão oficial de turismo da prefeitura de Salvador. Hoje vai rolar axé music, cortejo com participação de 45 entidades cadastradas, procissão, lavagem das escadarias e novena.

O mundo mudou e não se fazem mais festas populares como antigamente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados