Felipe Niemeyer   |   28/09/2010 11:37

Compensação ambiental viabiliza estrada-parque no RJ

O trecho fluminense da Rodovia Paraty-Cunha, parte da Estrada Real, será pavimentado, seguindo o conceito de estrada-parque.

O trecho fluminense da Rodovia Paraty-Cunha, parte da Estrada Real, será pavimentado, seguindo o conceito de estrada-parque. O projeto já tem licenciamento prévio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e está passando pelos últimos ajustes. A licitação deverá ser liberada depois das eleições e parte da verba virá de compensação pela usina nuclear de Angra 3.

Dos R$ 66 milhões necessários para pavimentar os 9,4 quilômetros da estrada, cerca de R$ 50 milhões serão bancados pela Eletronuclear, como parte da compensação ambiental pela construção da usina Angra 3. O Ministério do Turismo e o Governo do Estado vão entrar com o restante da verba.

“A obra encareceu por causa das fortes chuvas que atingiram a região, sobretudo no fim de 2009. Perdemos o projeto de engenharia que tínhamos por causa do temporal. Tivemos que projetar seis novos viadutos, o que não existe em Visconde de Mauá”, explicou o subsecretário de Urbanismo da Secretaria de Estado de Obras, Vicente Loureiro.

Há muito tempo, os moradores de Paraty pressionam pela pavimentação da via, mas o Ibama não permitia a obra por causa do impacto ambiental, já que a estrada corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Com a opção da estrada-parque, será fácil derrubar uma ação de interdito proibitório impetrada há 30 anos.

Obras também em Visconde de Mauá

Outra via que começa a ganhar cara nova é a que leva os turistas para Visconde de Mauá, no sul fluminense. Está sendo pavimentado um trecho da RJ-163, que corta a área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira. É a primeira via do País construída no conceito de estrada-parque e terá travessias para animais, asfalto menos poluente e preservação do curso de rios e córregos da região.

O projeto prevê 20 km de pavimentação nos trechos Capelinha-Mauá e Maromba-Ponte dos Cachorros. A estrada, que tinha quatro metros de largura, foi duplicada. A estrada fica na Serra da Mantiqueira e tem a Serra da Bocaina ao fundo, numa região de 1.300 metros de altitude. É fundamental para o desenvolvimento econômico e deve impulsionar o turismo em 20%.

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